Sensores em pavimentadoras conseguem reduzir em até 40% o IRI em pavimentação

João Monteiro – 10.06.2022 Sistema da Moba acoplado a pavimentadoras aumenta eficiência no processo ao diminuir perda tempo e de materiais

Durante a Paving Expo 2022, a fabricante de sensores de automação Moba trouxe como destaque o seu Big Sonic Ski, um equipamento que pode ser acoplado em máquinas pavimentadoras para dar mais visibilidade ao processo de pavimentação. Com o produto, a empresa diz ser capaz de reduzir entre 33% e 40% o Índice de Irregularidades Longitudinais (IRI, na sigla em inglês), número que indica o quão irregular é a altura do pavimento em uma via.

Segundo o consultor da Moba, Felipe Gabriel, a vantagem do equipamento está na automação do processo. Tradicionalmente, ao implantar um novo pavimento em uma via, como na hora de tapar um buraco, os operadores precisam fazer o gabarito, que é a medição do IRI, em cada parte do novo pavimento. Isso leva tempo e pode levar a erro humano que, caso aconteça, pode exigir todo o reparo do novo pavimento.

Com o Big Sonic Ski, o processo é facilitado, afirma ele. “O gabarito só é preciso ser feito no início, para que os sensores do equipamento tenham uma base do que seguir ao longo da obra”, explica. Caso o IRI não esteja sendo seguido, o Big Sonic emite alertas para que o processo seja parado e o problema resolvido.

Isso permite uma regularidade do IRI e maior ganho de tempo, já que se elimina a necessidade de fazer o gabarito ao longo do processo. Além disso, há o ganho de material, já que os sensores também regulam a quantidade de massa asfáltica a ser inserida. No vídeo abaixo, a própria Moba explica como funciona o seu equipamento (a matéria continua após o vídeo).

Concessões aumentam o interesse pela automação

Thiago Fonseca, consultor comercial da Moba, avalia que soluções como o Big Sonic ganham mais espaço com o interesse do poder público em concessões rodoviárias. “As concessionárias são obrigadas a seguir um determinado IRI previsto em contrato, então elas acabam exigindo que seus prestadores de serviço utilizem sistemas que reduzam o índice”, diz.

Ele lembra que o IRI é importante porque reflete na qualidade da rodovia. Basicamente, um IRI alto significa que o pavimento é irregular, com diferentes elevações conforme o veículo sai de um pavimento antigo para um mais novo, ou vice versa. Quanto mais o motorista sente a mudança de pavimento, maior é o IRI.