Kapa Pavimentação inova no interior de SP e MT com parceiros de tecnologia  

Por Nelson Valêncio – 10.06.2022 – 

Baseada no interior de São Paulo, onde estão duas de suas usinas, a Kapa Pavimentação, expandiu sua atuação para o Mato Grosso, com a terceira unidade. O posicionamento da empresa acompanha o crescimento dos corredores de transporte de agronegócios do Centro-Oeste e marca também a primeira década da empresa.

Segundo o CEO da empresa, Helder Marcelino, a Kapa já nasceu com o DNA de inovação, processo baseado na adoção de novas tecnologias via parceiros de equipamentos e soluções. A empresa, por exemplo, foi a primeira do setor a operar uma usina de asfalto da Amman, com capacidade de 210 toneladas/hora. A parceria resultou num dos casamentos tecnológicos citados por Marcelino como característica da companhia.

Outro casamento envolve a Moba e focou em novos recursos para avaliar a nivelação precisa de pavimentos, uma área crítica para a Kapa, uma vez que ela entrega as restaurações que devem estar dentro de padrões pré-determinados pelos seus clientes, sejam as concessionárias de rodovias ou órgãos públicos responsáveis pelas contratações.

“Aderimos ao nivelamento eletrônico usado em acabadoras porque é possível atingir um nível superior ao determinado pelo cliente, o que aumenta a qualidade do pavimento e sua vida útil”, explica Marcelino. Ele cita como exemplo a restauração de trecho da SP 327, cujo IRI especificado era 1,9. Com o nivelamento eletrônico foi possível entregar um IRI de 1,6. O índice – conhecido como Levantamento de Irregularidade Longitudinal – é um dos parâmetros de avaliação de qualidade de pavimentos. 

Parceria Moba e Kapa Pavimentação

A parceria com a Moba resultou na adoção de quatro dispositivos para alinhamento eletrônico na frota da Kapa. Aliás, o conjunto de equipamentos é um dos diferenciais da empresa, cujos carros chefes são as máquinas de nivelamento e acabamento. Os rolos de compactação, por exemplo, são máquinas com idade média de dois anos, geralmente da Caterpillar, outro dos parceiros de tecnologia da Kapa.

Na área de fresadoras, Helder adianta que vai usar a Paving Expo 2022, feira que é patrocinadora Gold, para avaliar novas aquisições. A Romanelli é outro parceiro, com a tecnologia de espargidores de asfalto, com processador eletrônico, dispositivo que confere maior precisão na aplicação. 

O CEO da Kapa também adianta parceria com consultores e universidades para ações como monitoramento de pavimentos restaurados, uma tendência que deve se amplificar nos contratos com concessionárias de rodovias. Marcelino também destaca que a empresa completa seus primeiros dez anos com uma atuação de 400 km de raio no entorno de suas usinas paulistas e, agora, com uma presença de pelo menos 200 km a partir de sua usina no Mato Grosso.

Apesar da pouca aplicação ainda no Brasil, os pavimentos de concreto estão sendo acompanhados pelo executivo. Marcelino lembra que o Brasil tem somente 260 mil km de estradas pavimentadas (de um total de 1,7 milhão de km). E mais: somente 24 mil km estão sob concessão privada. “O mercado é muito grande”, resume.