Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade é lançada

Redação – 14.06.2022 – Entidade vai representar empresas do setor em busca de contribuir com propostas para as melhores práticas de mobilidade no País 

A Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) acaba de ser formada com o objetivo de aperfeiçoar a representação do mercado de meio de pagamento no País. A entidade é resultado da união das cinco principais empresas do setor, a saber: Sem Parar, ConectCar, MoveMais, Veloe e Greenpass. 

A Abepam atuará nas discussões com o poder público e privado na busca de soluções em meios de pagamento automático para o setor de mobilidade. O objetivo é criar um ambiente de negócios mais eficiente e competitivo, que permita o desenvolvimento saudável e exponencial do mercado, beneficiando a sociedade. 

Na agenda inicial da nova associação, estão no foco as interações técnicas com os governos e agências para a regulamentação das Leis 14.157 (Free Flow ou pagamento de pedágio sem cancelas ou praças de cobrança) e 14.206 (Cria o Documento Eletrônico de Transportes DTe), além da construção de parcerias para colaborar com avanço tecnológico e operacional do setor. 

O primeiro presidente eleito para mandato nos próximos dois anos da entidade é o atual CEO do Sem Parar, Carlos Gazaffi. Fazem parte da diretoria da Abepam, executivos como Felix Cardamone (CEO ConectCar), André Turquetto (Diretor Geral da Veloe) e João Cumerlato (CEO Greenpass). 

No Brasil, mais de 8 milhões de veículos usam meios de pagamento automático não apenas em praças de pedágios, mas também em estacionamentos, postos de combustíveis, drive thrus etc. Mais de 58% (índice da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) de todas as passagens em pedágios, por exemplo, já são de forma automática e 100% das rodovias pedagiadas do país têm cobertura do pagamento automático.