Estatal de TI do Espírito Santo abre licitação para equipamentos de data center

Redação – 14.06.2022 – Prodest vê necessidade de atualizar infraestrutura para se adequar à demanda atual da TI do estado 

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) abriu licitação para compra de equipamentos do data center do estado. A infraestrutura, localizada na capital Vitória e utilizada por todos os órgãos estaduais, precisa atualizar servidores, switches e recursos. A intenção é a expansão do armazenamento de dados do data center. 

Para se ter uma ideia, em virtude da necessidade de gerenciar com segurança um grande volume de informações, o Prodest registrou, nos últimos cinco anos, um crescimento de 143% no uso de servidores virtuais. 

No primeiro semestre deste ano, foi registrada a chegada de 195 novos servidores virtuais, no data center do estado. Nesse ambiente, estão dados de sistemas, portais, sites, aplicações web e aplicativos para dispositivos móveis que possibilitam ao cidadão obter informações e ser atendido digitalmente e presencialmente pelo Poder Executivo Estadual. 

A Prodest entende que é necessário estar sempre preparada para adotar alternativas que contribuam para o aprimoramento dos serviços. Frente à transformação digital, que aumentou a demanda de dados e impacta diretamente a administração pública, a estatal entende que é preciso atualizar a infraestrutura. 

Licitação de equipamentos de data center

A licitação é na modalidade pregão eletrônico, tipo menor preço por lote. As propostas podem ser enviadas até 1 minuto antes da abertura dos orçamentos, que acontecerá às 10 horas do próximo dia 22 de junho, no site.

O prazo de vigência da ata de registro de preços é de 12 meses, contados a partir do dia posterior à publicação do documento no Diário Oficial do Estado. Para mais informações sobre o processo licitatório, é necessário enviar e-mail para pregao@prodest.es.gov.br.