Gerdau é a empresa industrial B2B melhor posicionada em ranking ESG

Redação – 12.07.2022 – Companhia também foi a melhor colocada entre as empresas de mineração, siderurgia e metalurgia 

A Gerdau, empresa brasileira produtora de aço, é a indústria B2B brasileira melhor posicionada no Ranking Merco Responsabilidade ESG. Na 37ª posição geral, a companhia está entre as 100 empresas mais admiradas em 2022. A direção da companhia afirma que o reconhecimento reforça o posicionamento da Gerdau como uma empresa que busca impactar positivamente o mercado. 

A Gerdau também é a única da categoria mineração, siderurgia e metalurgia entre as 50 empresas mais bem colocadas em cada uma das dimensões ESG – meio ambiente, social e governança, na sigla em português. 

A pesquisa realizada pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco) Brasil ocorreu entre julho 2021 e abril de 2022. Na oitava edição, ela utilizou indicadores para uma medição mais abrangente da sustentabilidade empresarial, resultando em um novo Merco Responsabilidade ESG. Esta mudança metodológica na estrutura de compilação e análise inclui cinco avaliações com 14 diferentes fontes de informação, em um total de 2.311 entrevistas. 

Investimento em 5G 

A Gerdau vai implementar uma rede privativa dedicada 5G e LTE 4G na planta industrial de Ouro Branco (MG). A ideia é criar um backbone (rede de transporte) de TI para a evolução da digitalização da produtora de aço, sendo o primeiro projeto de uso do TG no setor do aço na América Latina. Quem vai fazer a implementação é a Embratel, usando a rede móvel da Claro (as duas empresas fazem parte do grupo América Móvil). 

O objetivo do projeto é criar uma infraestrutura que habilite a transformação digital e, por isso, será implementado na maior usina da Gerdau no mundo. A rede 5G possibilitará a ampliação do uso dos conceitos de Indústria 4.0 para alavancar a automatização, produtividade, flexibilidade, visibilidade, rastreabilidade, uso de dados e segurança nos processos, incluindo planejamento, produção e logística. 

O projeto desenvolvido pela Embratel incluirá a instalação de diversas torres no local para ampliar a abrangência da conectividade e as possibilidades de automação, com cobertura em mais de 8,3 km² da produtora de aço.