Grupo do setor de energia assume concessão de saneamento do Amapá

Redação – 20.07.2022 – Grupo Equatorial Energia será responsável pelos serviços de água e esgoto nas áreas urbanas dos 16 municípios do estado pelos próximos 35 anos 

Com atuação consolidada no setor elétrico brasileiro, o Grupo Equatorial Energia avançou na sua estratégia de diversificação dos negócios e assumiu, no dia 13 deste mês, a concessão de saneamento do Amapá. A companhia será responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do estado pelos próximos 35 anos. 

O Grupo Equatorial Energia foi o vencedor do leilão de concessão de saneamento do estado do Amapá, em setembro do ano passado. Na ocasião, ofereceu uma proposta com deságio em relação à tarifa de referência de 20% e um valor de outorga no montante de cerca de R$ 930 milhões. 

A iniciativa da empresa visa abrir um novo mercado para o grupo, que busca se consolidar como uma “multi-utility”. O Grupo Equatorial Energia vai contar com a ajuda de parceiros do setor de saneamento e com experiência local. O planejamento para execução de obras, operação e manutenção já está pronto. 

O grupo ainda enxerga que o setor de saneamento tem semelhanças com o de distribuição de energia, onde a empresa ainda atua. A entrada do Grupo Equatorial no setor de saneamento representa um importante passo na estratégia de crescimento da empresa no setor de infraestrutura. A companhia diz se pautar pela disciplina financeira e uma eficiente alocação de capital. 

Ampliação do serviço 

O contrato prevê investimentos da ordem de R$ 3 bilhões para universalização do serviço no Amapá e coloca como meta sair dos atuais 38% da população com água encanada para 99%, em 11 anos. 

A concessionária assumiu o compromisso de promover o abastecimento de água, além da coleta e tratamento de esgoto para 738 mil habitantes nas áreas urbanas de todos os 16 municípios do Estado do Amapá.