Acciona receberá 110 milhões de euros para investimentos em inovação sustentável

Redação – 20.07.2022 – Um total de 43 milhões de euros será usado para financiar as atividades da vertical de energia da empresa 

O Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciou a concessão de um empréstimo de 110 milhões de euros à Acciona. O valor será utilizado em programas da Acciona para aumentar seu investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e avançar no processo de digitalização em suas principais linhas de negócios: energia renovável e infraestrutura regenerativa com impacto positivo. 

Com o financiamento, que se estenderá até 2024, a Acciona vai poder explorar novas tecnologias de energia limpa, tratamento de água e dessalinização, bem como continuar inovando no uso de materiais de construção cada vez mais sustentáveis. 

O valor será aplicado principalmente nos centros de inovação do grupo Acciona localizados em diversas cidades da Espanha. Em Madri, o financiamento será usado para Infraestrutura e Transformação Digital; já em em Navarra, Estremadura e Castela-Mancha, o foco será nos parques eólicos experimentais da Acciona Energía. 

Em Barcelona, o investimento será em seu Centro de Inovação para Tratamento de Água, o que consequentemente gera impacto em aspectos locais, como economia e emprego. Ao todo, 43 milhões de euros da linha de crédito concedida pelo BEI serão destinados às atividades de PD&I e digitalização da AccionaEnergía. 

Para o BEI, banco de desenvolvimento ligado à União Europeia e mantido pelos países do bloco. O investimento do banco é resultado de um empenho na inovação e na digitalização em prol da sustentabilidade ambiental e da reversão das mudanças climáticas. Já a Acciona entende que o apoio do BEI reforça seu compromisso com o meio ambiente e com o desenvolvimento de PD&I.