Trend Micro cria subsidiária dedicada à segurança de veículos conectados

Redação – 28.07.2022 – A recém-criada VicOne conta com parceria da Microsoft para o gerenciamento de segurança dos carros conectados e IoT 

A Trend Micro, fornecedora de soluções de cibersegurança, criou uma nova subsidiária para atender o mercado automotivo. Chamada VicOne, ela vai trabalhar para aumentar a segurança de veículos elétricos e conectados. A previsão do mercado é que mais de 400 milhões de veículos desse tipo deverão estar rodando em todo o mundo até 2025. 

Os veículos elétricos e conectados estão cada vez mais expostos a ameaças digitais remotas em uma série de novos cenários de ataque. As montadoras precisam estar atentas a isso e incluir proteções abrangentes de segurança cibernética em seu ecossistema para atender a norma reguladora das Nações Unidas, WP.29 (ONU – R155). 

Um dos serviços que a VicOne vai ofertar é o Centro de Operações de Segurança veicular (SOC), que integra soluções de Internet das Coisas (IoT) do Microsoft Azure para obter telemetria e outras informações importantes de segurança de veículos conectados, analisando as ameaças e possíveis violações de segurança. 

A VicOne também oferecerá soluções completas de segurança para o ecossistema automotivo, incluindo a habilitação de segurança por design, gerenciamento de riscos, assim como detecção e resposta a ameaças. 

Na visão da empresa, a combinação de um SOC de veículo, segurança Over-the-Air (OTA), teste de Penetração as a Service (Penetration Test as a Service, PTaaS) e gerenciamento de vulnerabilidade automotiva ajudarão os analistas a enxergar e responder os incidentes de maneira mais rápida e efetiva.  

Parcerias são o caminho para o setor 

A consultoria Gartner sugere que a indústria automotiva deve “fechar parceria com especialistas em segurança cibernética que possam avaliar e propor uma ampla gama de contramedidas. Pense no futuro, faça o máximo para mitigar todas as ameaças listadas pela regulação — isso fará com que você esteja um passo à frente dos cibercriminosos.” 

Como parte desses esforços, a Trend Micro fechou, recentemente, uma parceria estratégica com o Consórcio MIH, que é uma aliança de plataformas para veículos elétricos liderada pelo Grupo Foxconn Technology. A iniciativa ganhou reforço do projeto SOAFEE (Scalable Open Architecture for Embedded Edge), colab da indústria que visa promover uma arquitetura nativa da nuvem para o desenvolvimento de veículos geridos por software.