Contêineres de exportação estão parados por mais tempo nos portos do Brasil

Redação – 02.08.2022 – Levantamento da project44 mostra que tempo de permanência de exportação subiram em ao menos dois portos brasileiros 

Dados da cadeia de suprimentos rastreados pela project44, plataforma de visibilidade para prestadores de serviços logísticos, indicam que os contêineres de exportação estão parados por mais tempo nos portos brasileiros em julho. Já os tempos de permanência (dwell times) dos contêineres de importação estão melhorando, pois as cargas têm sido liberadas mais rapidamente. 

O Porto de Navegantes (SC), por exemplo registrou o maior aumento no dwell time de contêineres de exportação, saltando de 7,96 dias em junho para 10,72 dias em julho. Isso representa um aumento de 35% no mês. Já o Porto de Santos (SP), por sua vez, vem apresentando desde maio um aumento lento, mas constante, nos tempos de permanência. Em julho, o dwell time médio julho ficou em 6 dias. 

Por outro lado, o dwell time de importação nos portos brasileiros vem melhorando ao longo do ano. O Porto de Paranaguá (PR) apresentou a maior melhora, caindo 31% de março para julho (8,77 dias de dwell time médio para 6,09 dias). 

Segundo a project44, a melhora geral deste índice reflete a capacidade de a cadeia de suprimentos (caminhões e trens) liberar os contêineres de importação dos portos assim que eles chegam de navio. 

A empresa lembra que os atrasos nas remessas da China, o maior parceiro comercial do Brasil, estão atualmente em 1,6 dia, mostrando que o desafio com contêineres parados é um problema global.