Ford atualiza centro de desenvolvimento no Brasil e se prepara para o futuro da mobilidade

Redação – 15.08.2022 – A unidade, localizada no interior paulista, é a única da América Latina com estrutura completa para desenvolvimento e testes automotivos integrada a um time de engenharia local 

A Ford atingiu uma nova fase em seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí (SP), local em que a montadora realiza testes e estudos de novas tecnologias de mobilidade urbana. O ambiente foi atualizado para o desenvolvimento de veículos conectados, elétricos e autônomos, incluindo a instalação de antena 5G e sensoreamento das pistas para comunicação com os sistemas de direção autônoma. 

Os profissionais do Centro de Tatuí atuam no desenvolvimento, testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual, tanto para o Brasil quanto para a América do Sul. Eles também participam de projetos globais, incluindo tecnologias da mobilidade do futuro que ainda chegarão às ruas. 

O Centro de Tatuí ocupa uma área total de 4,66 milhões de m², dos quais 3,63 milhões de m² são de áreas verdes preservadas. Com a recente expansão, a área de desenvolvimento do produto da Ford no Brasil conta, hoje, com um time de 1,5 mil profissionais e tem a expectativa de gerar uma receita de R$ 500 milhões em 2022 com a exportação de serviços de engenharia para mercados globais. 

O local já está testando modelos de veículos elétricos ainda não lançados no Brasil, como a van E-Transit e o modelo de carro esportivo Mach-E. Apesar de não ter previsão de lançamento no mercado brasileiros, os veículos são estudados para ver como podem se sair entre os consumidores locais, incluindo do resto da América do Sul. 

Estrutura do Centro da Ford

O local está preparado para realizar mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação. Desde o início das atividades, mais de 250 milhões de quilômetros já foram rodados nas suas pistas, o equivalente a mais de seis voltas ao redor da Terra. 

Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças (Teardown), dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão (4Poster) são equipados para realizar mais de 400 testes, atendendo a legislações e normas nacionais e regionais. 

Há também as áreas de suporte, com garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado e posto de combustível, além de carregadores para veículos elétricos, incluindo um ultrarrápido de até 60 kW CC e 43 kW CA.