Intelbras está desenvolvendo carregadores para veículos elétricos

Redação – 17.08.2022 – Produtos ainda estão em desenvolvimento e vão atender consumidores residenciais e corporativos 

A Intelbras, fabricante de equipamentos de tecnologia, está desenvolvendo novas soluções voltadas para o segmento de mobilidade elétrica. Seguindo a tendência de crescimento dos carros elétricos, a companhia ampliará seu portfólio com o lançamento de uma linha de carregadores para estes veículos, também denominados estação de recarga. A previsão é de que os produtos sejam comercializados no início de 2023. 

A fabricante entende que o mercado brasileiro de veículos elétricos é muito promissor. Nesse sentido, a Intelbras percebeu que, além de suprir uma crescente demanda da população, com a comercialização de seus carregadores veiculares ainda poderia auxiliar nas políticas de descarbonização. Além disso, as soluções vão estimular o uso de veículos elétricos pela população nos próximos anos, defende a empresa. 

Recentemente, o mercado nacional alcançou a marca de 100 mil veículos eletrificados (elétricos e híbridos) em circulação, conforme levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). De acordo com estimativas da consultoria Boston Consulting Group (BCG), a frota brasileira deve alcançar 2 milhões de veículos elétricos em 2030. 

Portfólio de estações de recarga 

No portfólio da Intelbras, há carregadores de diferentes potências e design para necessidades e ocasiões específicas – desde os portáteis, focados no proprietário do veículo elétrico, até mesmo modelos que estarão presentes nas garagens de estacionamentos particulares, empresas de frotas veiculares e postos de recarga públicos. 

Os carregadores são compatíveis com os principais modelos de veículos elétricos presentes no mercado brasileiro e têm protocolo OCPP 1.6 JSON, que permite verificar o gerenciamento das recargas realizadas, localização das estações e tarifação, por exemplo. 

A linha de estações de recarga para veículos elétricos será apresentada ao público na Intersolar South America, a ser realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, em São Paulo (SP).