Setor de construção chinês sofre por falta de investimento imobiliário

Redação – 23.08.2022 – Governo da China investe em infraestrutura urbana, mas não consegue compensar perdas por falta de liquidez

O estímulo à infraestrutura da China está impulsionando a atividade econômica, mas não é grande o suficiente para o setor de construção chinês compensar o impacto causado pela queda contínua de imóveis, segundo dados da agência de notícias Bloomberg. 

Os gastos em áreas como água, estradas, comunicações e instalações de saúde vêm crescendo a taxas de dois dígitos nos últimos dois meses em relação ao ano passado, segundo cálculos do Goldman Sachs Group Inc. com base em dados oficiais divulgados esta semana. Isso está acima do crescimento quase zero no ano passado, de acordo com os dados oficiais. 

No entanto, isso não está fazendo o suficiente para reviver o vasto setor de construção da China. Os dados da Four Squares, baseados em satélite, mostram que a área de terra coberta por projetos de construção lançados em julho nas três maiores regiões da cidade – em torno de Pequim, Xangai e Guangzhou – caiu 44% em comparação com um ano atrás.  

A área total de terrenos cobertos por construções novas e em andamento nessas regiões da cidade caiu 1% em julho em relação ao ano anterior. 

A razão é a queda do investimento imobiliário. Uma crise de liquidez entre os promotores imobiliários da China levou a uma queda em seus novos projetos e suspendeu cerca de 5% da construção de apartamentos existentes. Isso equivale a cerca de 500 milhões de metros quadrados de área útil, provocando greves de hipotecas de compradores irritados.  

Construção cai na China 

Como resultado, a atividade de construção caiu em todo o território chinês, segundo dados da fabricante japonesa de equipamentos Komatsu, mostrando que máquinas pesadas foram menos usadas em julho do que no mesmo mês do ano passado. Essa queda também foi observada na demanda por bens industriais no mês passado, com a produção de aço caindo para o nível mais baixo desde 2018 e a produção de cimento caindo 7% em relação ao ano anterior. 

Com Pequim ainda para anunciar um plano abrangente para aliviar o estresse financeiro no setor imobiliário, parece haver pouca esperança de uma recuperação geral da construção. As vendas de escavadeiras, um sinal das expectativas da indústria da construção, caíram 25% em julho.  

Os governos locais da China emitiram uma quantidade recorde de títulos especiais usados principalmente para financiar investimentos em infraestrutura. Já Pequim pediu aos bancos estatais que ajudem a direcionar o financiamento para projetos.  

Especialistas não estão muito otimistas

Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, é possível que haja uma recuperação do setor de construção na segunda metade do ano, conforme diz o economista chinês David Qu. 

Além disso, o investimento em infraestrutura deve acelerar ainda mais e crescer de 10% a 13% este ano, de acordo com Le Xia, economista-chefe da Ásia do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria SA. Dado que o investimento em infraestrutura é de cerca de 15% do produto interno bruto total da China, isso pode gerar de 1,5% a 2% do crescimento total do PIB real, estima ele. 

Mas um possível declínio de dois dígitos no investimento imobiliário significa que a contribuição geral do investimento – inclusive em instalações fabris – para o crescimento do PIB pode ser menor do que no ano passado, de cerca de 1,1%, acrescentou. 

Andrew Batson, diretor de pesquisa na China da Gavekal Dragonomics, escreveu um artigo no qual fala que não há “nenhum exemplo” de gastos com infraestrutura sendo suficientes para virar a economia sem apoio do mercado imobiliário ou das exportações. “Até que o governo possa estabilizar o mercado imobiliário, o crescimento pode continuar a cair, apesar da generosidade das obras públicas.” 

O investimento em infraestrutura da China este ano se concentrou em infraestrutura urbana, serviços públicos de água, telecomunicações, geração de energia e instalações de saúde, segundo dados oficiais, com os gastos com transporte crescendo mais lentamente.