Novo concreto desenvolvido pela Engemix reduz pegada de carbono

Redação – 25.08.2022 – Concreto de traço único da Votorantim Cimentos também proporciona aumento de produtividade e rentabilidade na obra 

A Engemix, unidade de negócio de concreto da Votorantim Cimentos, desenvolveu o Spectra, um concreto de traço único que pode ser utilizado em toda a estrutura da obra, simplificando o processo de concretagem. Voltado especialmente para empreendimentos imobiliários verticais, o Spectra é um concreto de alta fluidez e resistência, alto módulo de elasticidade e maior durabilidade. 

Tradicionalmente, o setor de construção civil, principalmente os empreendimentos imobiliários verticais, demandam concretos com características diferentes que podem somar dezenas de dosagens distintas a serem gerenciadas pela construtora, desde a fase de planejamento até orçamento, compra, execução e controle de qualidade. 

Esse fluxo complexo gera uma demanda maior das construtoras para o gerenciamento da concretagem. A inovação do Spectra simplifica o processo de gestão e a própria concretagem, pois o novo produto da Engemix substitui um conjunto de traços de concreto por um único, utilizado em toda a estrutura da obra.  

A Engemix levou dois anos para desenvolver o produto, que tem sido bem aceito pelo mercado, segundo a empresa. Quando comparado à emissão de CO2 total de uma estrutura construída com concretos convencionais, o Spectra pode diminuir em até 20% a pegada de carbono, além de proporcionar uma redução de 3% a 4% do custo total da estrutura. 

O Spectra assegura ainda uma estrutura de concreto mais rígida em função de seu alto módulo de elasticidade e aumenta a vida útil das estruturas, pois possui alta resistência e baixa porosidade. Estudos apontaram que o concreto Spectra, quando comparado a um concreto convencional, é até 25% mais durável, em média, para ambiente urbano, o que agrega um aumento de aproximadamente 20 anos à vida útil do projeto. 

Para um mesmo projeto, o uso do concreto Spectra permite a redução das dimensões de alguns elementos estruturais e, consequentemente, conforme o projeto, pode gerar a redução do volume de concreto total da estrutura em até 6%, além de uma redução de aço na estrutura em cerca de 8%, quando comparado aos concretos convencionais. 

Casos de sucesso com o Spectra  

Case Spectra — Tegra Incorporadora, SOFI 

Com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos, em 2021, a Tegra Incorporadora utilizou o Spectra na obra SOFI, um empreendimento com 38 pavimentos localizado no bairro de Campo Belo, em São Paulo. O prédio conta com uma área total de 35.431 metros quadrados e utilizou 10 mil metros cúbicos de concreto. A utilização do Spectra possibilitou ganhos na redução no consumo de concreto, aço, forma e mão de obra, além dos benefícios de sustentabilidade, como redução de água e emissão de CO2. 

Case Spectra — Eztec, EZ Esther Towers 

Os ganhos de produtividade do Spectra também foram comprovados no empreendimento EZ Esther Towers, da Eztec, no bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. Com o Spectra, foi possível fazer a concretagem de 1,7 mil metros cúbicos de concreto em um bloco de fundação, em uma única camada em 11 horas ininterruptas, o que não seria possível com um concreto convencional equivalente. Pelas características do Spectra, há menor liberação do calor de hidratação em blocos, possibilitando concretagens mais rápidas.