Operadora Verizon foca em três tendências de tecnologia para crescer

Redação – 26.08.2022 – Combinando mobilidade, banda larga e nuvem com o 5G, operadora norte-americana acredita ser capaz de alcançar mercado cotado em US$ 90 bilhões 

O novo CEO da Verizon, Sowmyanarayan Sampath, apontou as três tendências de tecnologia que vão definir o mercado de telecom nos próximos anos junto com o 5G, endereçando um mercado no valor de US$ 90 bilhões. Falando na Oppenheimer 25th Annual Technology, Internet and Communications Conference, evento virtual realizado este mês, Sampath identificou mobilidade, banda larga e computação em nuvem como os “caminhos para o crescimento”. 

Em mobilidade, a Verizon conta com cerca de 45% de participação em um mercado bastante competitivo, que é o dos Estados Unidos. O executivo ainda disse que, a cada trimestre, “estamos colocando pontos no quadro para aumentar esse número. E parte disso é apenas a maneira como abordamos o mercado que nos permite continuar participando desse espaço”. 

Já em banda larga, a operadora está considerando a oferta de acesso fixo sem fio (FWA), que inclui conectividade 4G e 5G (em banda C e mmWave). “É um novo mercado para nós e que não participamos. E é provavelmente um dos produtos de crescimento mais rápido que eu já vi, tanto na minha carreira na Verizon quanto como de espectador nos negócios.” 

A terceira tendência – nuvem – faz parte de um trabalho da Verizon com todos os três principais fornecedores (AWS, Google e Microsoft) para atender a recursos de computação públicos e privados para fortalecer a conectividade 5G. “À medida que mais e mais dados permanecem na borda da rede, você quer casar isso com uma rede de latência muito baixa e alta taxa de transferência como a nossa”, o que precisaria de nuvem, em sua visão. 

“Então, três grandes coisas: participe da mobilidade, expanda o negócio de acesso fixo sem fio e, em seguida, aumente o mercado ou faça o mercado de nuvem e 5G”. 

Evolução de serviços 

Aprofundando ainda mais os negócios de FWA da Verizon, Sampath descreveu produtos adicionais que podem ser agrupados nesse serviço para oferecer aos compradores corporativos uma solução mais robusta: SD-WAN que vem com um “aumento no ARPU (receita média por usuário)”, soluções de segurança e comunicações unificadas como serviço (UCaaS). 

No quadro geral, a atuação empresarial da Verizon segue sua estratégia de rede como serviço. Sampath deu o exemplo de um grande varejista com 10 mil lojas que precisam de certa quantidade de largura de banda e confiabilidade, bem como configurações de segurança específicas. A Verizon “cuida de tudo para eles. Portanto, ele é empacotado como parte ou peça, mas é um acréscimo de ARPU bastante significativo em cima de nossa base.” 

Fonte: Verizon.