Infra de rede fixa de operadoras e ISPs deve melhorar com a expansão do 5G

Redação – 30.08.2022 – Construção de redes ópticas são ideais para a transmissão de dados e deve ser um dos pontos de partida para um melhor aproveitamento da tecnologia 5G 

A ativação do 5G tem acelerado no segundo semestre, com 11 capitais do Brasil já contando com a tecnologia em sua melhor forma – na frequência de 3,5 GHz, que garante melhor velocidade e latência. Começando por Brasília (DF) ainda em julho, as cidades com acesso ao 5G são: Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Palmas (TO). A expectativa é que essas cidades também tenham uma melhora na infraestrutura de rede fixa para suportar a conexão das antenas 5G. 

De acordo com o especialista em telecom Sebastião Rezende, gerente técnico da Fibracem, para que a tecnologia 5G chegue de fato e com qualidade aos consumidores, tanto as operadoras quanto os ISPs vão precisar colocar em prática algumas medidas, como construir cada vez mais redes de fibra óptica para a transmissão de dados. 

Para um smartphone ter acesso ao 5G, é preciso que as antenas das operadoras que espalham o sinal estejam conectadas com infraestrutura física. A melhor opção é a fibra óptica, que permite alcançar maior velocidade de banda. 

No entanto, Rezende ressalta que o consumidor vai precisar atualizar seus aparelhos para que sejam compatíveis com a rede 5G. “As pessoas estão inserindo cada vez mais a internet no seu dia a dia. A IoT (Internet das Coisas, em português) e o Metaverso, por exemplo, tem acelerado essa tendência, além de claro, o consumo de outros serviços, como o de streaming, que cresceu expressivamente e se tornou ainda mais popular nos últimos dois anos”, finaliza.