Nokia e AT&T implantam rede LTE privada para iniciar projeto de automação de porto no México

Redação – 02.09.2022 – A rede sem fio privada implantada no terminal APT Terminals fornecerá conectividade banda larga, menor latência e maior velocidade 
Terminal portuário da APT Terminals em Puerto Progreso, no México (foto: divulgação).

A Nokia e a AT&T México anunciaram a implantação de uma rede sem fio 4G LTE privada de nível industrial no terminal portuário da APT Terminals em Puerto Progreso, no México. A plataforma Nokia Digital Automation Cloud (DAC) será usada pela AT&T como base para prover a rede 4G LTE, que apresenta características de baixa latência para uma área de 11,5 hectares e que vai conectar docas e estaleiros. 

A solução consegue cobrir todo o porto, atingindo um raio de cobertura de aproximadamente 6 quilômetros. Segundo a APT Terminals, a plataforma já é considerada uma referência para o restante dos terminais do grupo. 

A solução DAC fornece conectividade sem fio permitirá casos de uso futuros, como operação remota e autônoma de guindastes, assim como a implementação de novos recursos no terminal da APM Terminais em Yucatán. Com a solução da Nokia e a rede LTE, a APM Terminals agora pode expandir seus projetos de automação e digitalização. 

O terminal APM Terminals Yucatan é o único terminal de contêineres em Puerto Progreso, um porto de águas profundas, que é fundamental para a infraestrutura logística da Península de Yucatán e para o sudeste do México, uma região habitada por cerca de 13 milhões de habitantes.