Webinar da InfraDigital mostra como ISPs podem alavancar negócios

Redação – 02.09.2022 – Especialistas mostraram oportunidades de negócio e formas de atrair clientes finais e corporativos em uma busca por rentabilização

Na última quinta-feira (1/9), os portais InfraROI e IPNews promoveram, através da iniciativa InfraDigital, o webinar Como Melhorar a Rentabilização dos ISPs. Com a participação de diversos especialistas, o programa trouxe formas dos provedores de Internet (ISPs) obterem maior lucratividade e conquistar novos clientes.

Quem abriu o dia foi Flavio Povoa, gerente de engenharia de sistemas da HPE Aruba, que apresentou cinco formas de os provedores de internet (ISPs) rentabilizarem o negócio com clientes-empresa para além da conectividade. Confira:

Wi-Fi 6E: Mesmo com a chegada do 5G, o Wi-Fi não perde sua importância. Ele explicou que a penetração do sinal do 5G em ambientes fechados pode não ser boa o suficiente, o que abre espaço para o Wi-Fi 6E, que apresenta capacidade até três vezes maior que a geração wireless passada (o Wi-Fi 5).

Gerenciamento de rede: A dependência da conectividade aumentou e o tráfego de vídeo subiu com as reuniões por videoconferência. Com gerenciamento de rede via SD-WAN, é possível garantir uma melhor experiência do usuário, demandando mais capacidade de rede para aquilo que importa mais ao negócio do cliente.

Edge Computing: O processamento de dados próximo à aplicação, também chamado de Edge Computing, é uma tendência. Data centers de provedores, que estão próximos aos clientes, podem atender essa demanda, gerando mais uma fonte de receita.

Monitoramento de rede: Assim como o gerenciamento de rede, o monitoramento pode ajudar na experiência de usuário. Sensores instalados na infraestrutura do cliente podem verificar quando há algo errado e sinalizar a necessidade de uma correção antes mesmo do usuário perceber que há algo incorreto, aumentando a percepção da qualidade do serviço.

Parcerias de tecnologia: Com o advento do smartphone, o usuário quer cada vez mais praticidade e mobilidade e a criação de aplicativos pode ser uma nova forma de rentabilizar. Como ter uma equipe de desenvolvimento não é fácil, uma opção é fechar parcerias e oferecer apps pré-montados para determinados segmentos, como um app de delivery de comida para restaurantes e hotéis que já são clientes.

O que os ISPs estão fazendo para se rentabilizar no pós-pandemia

Na sequência do webinar, representantes de associações do setor trouxeram suas perspectivas sobre o que os ISPs estão fazendo para reaver o investimento feito na pandemia, quando a demanda cresceu substancialmente e os provedores correram para aumentar sua infraestrutura para suportar novos clientes e seus novos perfis de consumo.

Everson Mai, diretor financeiro da Abrint, lembra que os ISPs tiveram a oportunidade de aproveitar os juros baixos em 2020 (a taxa Selic à época chegou a 2%) para financiar a expansão de mercado. “Muitos aumentaram em até 40% a base de usuários”, diz. Apesar de hoje o crescimento ter alcançado estabilidade, Mai acredita que a demanda reprimida foi o suficiente para rentabilizar o investimento de quem quis crescer.

O desafio agora é como continuar aumentando seus resultados financeiros sem uma demanda grande. Paulo Todeschini, diretor da InternetSul – associação de provedores do Rio Grande do Sul – aponta que muitos estão buscando no ajuste tributário e operacional formas de cortar custos e ter mais lucro, mas o ganho precisa vir em novos produtos.

Ele conta que a maior dificuldade dos ISPs é operacional, sendo difícil partir para negócios mais inovadores sem uma equipe capacitada. No entanto, 15% dos associados da InternetSul já se enxergam como empresas de serviços, não apenas como provedores.

Everson Mai, da Abrint, destaca essa necessidade de provedores terem mentalidade de startup e focar na inovação, indo além do serviço de conectividade. Uma possibilidade é a parceria entre provedores para criar redes neutras, reduzindo custos com CAPEX para poder investir em novos negócios.

Outro ponto é focar na experiência do cliente. Todeschini destaca a importância do Wi-Fi em clientes residenciais, lembrando que a percepção da qualidade do serviço está na mobilidade. Por isso, Wi-Fi 6 e redes Mesh são oportunidades não só para entregar um melhor serviço, mas também para agregar valor à oferta.

Conectividade é essencial para recuperar as perdas educacionais da pandemia

Segundo Patrícia Fumagalli, vice-presidente de Transformação Digital da Ânima Educação, a pandemia comprometeu a alfabetização de alunos brasileiros a ponto de ser necessário 15 anos para recuperar os índices. A causa do aumento do analfabetismo é clara: os alunos ficaram fora da sala de aula e poucos tiveram acesso à educação digital para manter os estudos.

Para Patrícia, que participou do webinar para dar sua visão sobre o papel dos ISPs na educação, será necessário que toda a população tenha conexão à Internet de qualidade, incluindo às escolas públicas. “Com o tamanho do deficit de educação que a pandemia deixou, principalmente no ensino público, o acesso à Internet é ainda mais fundamental.”

Ela comentou que o Grupo Ânima, que possui escolas particulares e universidades, já estava preparado para o fechamento das atividades presenciais, sendo que já contava com aulas em modelo híbrido desde 2017. “Havia uma jornada digital puxada pela educação”, disse Patrícia.

O grupo conta com a plataforma Ulife, onde o aluno tem todo o acesso a salas de aula virtuais, biblioteca, serviços da secretaria online, provas em formato online – individualizadas para coibir a cola – e até acesso ao diploma digital. O vestibular pode ser feito de forma remota também, utilizando solução de reconhecimento facial para garantir quem é o aluno.

Um Telecom: crescimento em sinergia com o negócio

Diego Rojas, líder de Produtos e Soluções da Um Telecom, falou na sequência do webinar para ISPs. Ele explicou como a Um Telecom, operadora regional com forte atuação no mercado B2B, conseguiu diversificar seus negócios para não depender apenas da entrega de conexão.

A empresa tem diversas ofertas hoje, como serviços gerenciados de rede, oferta de link MPLS, operadora móvel a partir do modelo de MVNO, serviços de data center e nuvem e até de cibersegurança, como operação assistida, firewall e anti-ddos.

Rojas disse que para conquistar novos mercados, foi necessário buscar oportunidades com aderência ao core business da empresa, ou seja, sinergia com o negócio. Para ele, ISPs que buscam diversificar os negócios precisam pensar em como agregar valor às suas ofertas sem deixar de lado o mote de seu serviço.

E se você perdeu o webinar da InfraDigital, não se preocupe que o conteúdo está gravado e pode ser acessado abaixo: