Setor elétrico usa drones e sensores para aumentar segurança contra crimes

Redação – 08.09.2022 – Tecnologia tem sido utilizada para detectar invasores e agir mais rapidamente para evitar crimes e até acidentes

As empresas do setor elétrico estão investindo em tecnologia para combater atos criminosos em subestações e hidrelétricas, apostando em drones e sensores de torre, que conseguem enviar alertas sobre uma aproximação à linha de transmissão e comunicar o indivíduo sobre os riscos de se estar naquele local.

A Avantia é uma das fornecedoras desse tipo de solução e diz que o uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs) e softwares/algoritmos facilita o processo de monitoramento inteligente. Caso um dos drones identifique uma ocorrência, o equipamento sobrevoa até o local de alerta em segundos e realiza a pronta resposta para a equipe de segurança da empresa do setor elétrico, que terá em tempo real, a imagem do acontecimento, dentro ou entorno do perímetro.

Com o alerta, é possível tomar uma ação preditiva, acionando uma sirene ou holofote para afastar os invasores, e, ainda, aciona o autofalante para informar aos criminosos que todo a instalação já está em alerta e a segurança a postos.

Existem diversos agravantes por conta de invasões seguidas de roubos de fios de cobre nas linhas de transmissão. O crime pode resultar na interrupção do fornecimento de energia, causando prejuízo para a concessionária e inconveniência para os clientes da companhia. Além disso, um crime deste tipo pode causar incêndios e explosões, uma vez que os cabos carregam tensões extremamente altas.

Atualmente, o investimento nessa tecnologia por parte do setor elétrico tem sido cada vez mais frequente, segundo a Avantia. Pois, além de trazer mais segurança, garante mais eficiência e entrega dos serviços para os usuários e evita multas milionárias para as concessionárias, se houver interrupção no fornecimento de energia, sendo projeto de lei (PLS 209/2015) aprovado pelo Senado.

__________________________

Participe da Jornada InfraDigital – Cibersecurity em Energia, um webinar que ocorre dia 8 de novembro. O evento é uma iniciativa da plataforma de conteúdo InfraDigital, uma parceria entre o Portal IPNews e o Portal InfraROI, com o patrocínio da GlobalSign e da Netskope. Inscreva-se gratuitamente.