Provedores de Internet se destacam em fusões e aquisições no Brasil em 2022

Redação – 08.09.2022 – Levantamento da KPMG mostra que movimentos do setor puxaram o crescimento de fusões e aquisições no primeiro semestre

Uma pesquisa realizada pela KPMG apontou que foram realizadas 1.014 operações de fusões e aquisições no primeiro semestre deste ano, um aumento de mais de 25% se comparado com o mesmo período de 2021. O destaque fica por conta das companhias de Internet, que lideraram as negociações de fusões e aquisições durante os seis primeiros meses.

No total, 1.041 fusões e aquisições ocorreram no País no primeiro semestre, sendo que 410 foram de companhias de Internet. Na sequência, aparecem os setores tecnologia da informação (180) e instituições financeiras (55).

Do total de negócios no primeiro semestre, 461 aconteceram de abril a junho. A consultoria diz que, entretanto, o segundo trimestre de 2022 registrou queda de quase 17% em relação ao anterior, muito em função da redução de transações do setor de provedores de internet que, apesar da queda, ainda apresentou números fortes.

O total de aquisições no Brasil representa mais de 50% dos negócios concretizados em todo o ano passado (1.963), quando havia sido registrado um recorde anual das últimas duas décadas. Sendo assim, apesar da boa perspectiva para este ano, se mantida essa tendência de desaceleração, a expectativa é que o País fique um pouco longe de ultrapassar o recorde registrado em 2021.

Dos estados brasileiros, São Paulo aparece na lista com 706 negócios fechados, seguido por Minas Gerais com 74 e por Rio de Janeiro com 70. Já sobre os tipos de operações, a maioria das 1.014 foi realizada entre empresas brasileiras (646), seguida por estrangeiros comprando capital de empresa no Brasil (301).