SEW Eurodrive foca em pacotes de manutenção preditiva na Exposibram

Nelson Valêncio – 14.09.2022 – Empresa usa sensoriamento para antecipar falhas em componentes de equipamentos de mineração. Setor responde por 11% do faturamento da companhia no país

A gigante alemã da área de acionamentos, a SEW Eurodrive, mudou seu foco de produtos como 100% de seu valor agregado para oferecer soluções e hoje 40% do faturamento da companhia vem da prestação de serviços agregada à venda de dispositivos como redutores e motores. Durante a Exposibram, maior feira de mineração do país que acontece até essa quinta em Belo Horizonte, a empresa destacou sua oferta com essa nova filosofia.

Um dos destaques é o CDM, sigla em inglês para Complete Drive Management. Na prática, trata-se de um pacote de serviços de manutenção preditiva baseado na aplicação de sensoriamento remoto de máquinas e equipamentos e na gestão dos dados coletados. Com a análise das informações, a companhia consegue antecipar controlar o desempenho – remoto ou presencialmente – de componentes como redutores industriais e motores elétricos.

Na área de mineração, a adoção de tecnologias como a CDM é uma mudança cultural de acordo com Sérgio Araújo, gerente regional de vendas da SEW Eurodrive para Minas Gerais. Ele destaca que a antecipação de falhas e aplicação da manutenção preditiva evita paradas e reduz custos nas mineradoras.

O pacote de serviços permite o acompanhamento de parâmetros como a análise de óleo e de vibração em vários tipos de acionamentos. A boroscopia (câmara de verificação dentro do equipamento) e o estudo de movimentação também podem fazer parte do contrato.

A SEW também está encerrando um segundo ciclo de investimentos recentes no Brasil, que totalizaram R$ 300 milhões entre 2019 e esse ano e que permitiram a expansão para segmentos pesados como os de energia eólica.

A companhia alemã tinha investido cerca de R$ 1 bilhão no ciclo anterior, entre 2010 e 2014, consolidando a presença no país, onde opera uma fábrica em Indaiatuba (SP) e duas montadoras, uma em Rio Claro, também no interior paulista, e outra em Joinville.

O mercado de mineração responde por 11% do faturamento da companhia e está entre os principais, depois do agrícola (16%) e do segmento de alimentação (12%).