Fronius lança sistema de soldagem mecanizada para superfícies verticais

Redação – 20.09.2022 – Com ArcRover, o operador pode soldar com segurança todas as construções em aço, desde tanques de combustíveis e bebidas a veículos náuticos e ferroviários 
O ArcRover, veículo que permite realizar soldagens em objetos de grandes dimensões (foto: divulgação Fronius).

A Fronius lançou no Brasil um sistema de soldagem mecanizada para ajudar a solucionar desafios de soldagem verificados em diversas indústrias que trabalham com objetos e estruturas de grandes dimensões. É o ArcRover, veículo conectado a tocha de solda MIG/MAG ou TIG, desenvolvido para executar soldagem longitudinal mais extensa, em condições complexas, já utilizado com sucesso nos Estados Unidos e na Europa. 

Dotado de tração nas quatro rodas e trilhos-guia de imã extra forte que garantem fixação firme no piso e na superfície do objeto a ser soldado, o sistema mecanizado de soldagem da Fronius executa soldagem remota na horizontal e na vertical, inclusive em áreas circulares sejam côncavas ou convexas. 

Entre as suas aplicações estão soldagem de estruturas de aço de pontes e edificações, de trens, navios, de contêineres, tanques, guindastes, grandes tubulações e outros projetos de difícil execução para operador realizar manualmente. 

O sistema de soldagem mecanizada ArcRover ainda pode ser conectado com oscilação radial para executar soldagem no topo e de ângulos internos e externos. E pode operar ainda com suporte especial para uma segunda tocha para soldagem horizontal. 

O novo equipamento da Fronius tem duas versões, 15 e 22, que correspondem à sua capacidade de carga e atingem a velocidade de soldagem constante de até 200cm/min, o que garante acabamento de qualidade e uniforme, sem respingos. O veículo é movido a bateria de lítio (com duração mínima de 2 a 4 horas) ou por eletricidade, por meio de fonte de alimentação de 230V com extensão de cabo de até 10m.