Linha Amarela registra aumento de acidentes com moto em 2022

Redação – 20.09.2022 – Maioria dos acidentes foram tombamentos e colisões; empresa aproveita Semana Nacional do Trânsito para conscientizar motoristas 

A Linha Amarela, chamada oficialmente como Avenida Carlos Lacerda, no Rio de Janeiro, teve alta de 13% nos acidentes com moto atendidos pela Lamsa de janeiro a agosto de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. A concessionária estima que o total de ocorrências na via (envolvendo carros e motos) pode chegar a 11% até o fim do ano, se o percentual de acidentes mantiver o ritmo de crescimento atual. Dados da concessionária mostram que as motocicletas são responsáveis por mais da metade dos registros. 

Ainda de acordo com a concessionária, metade dos acidentes com motos registrados neste ano aconteceu nos kms 19 (Inhaúma), 20 (Higienópolis) e 21 (Bonsucesso), sendo a maioria tombamentos, colisões traseiras e colisões laterais.  

A Lamsa também fez um recorte de acidentes com moto nos últimos cinco anos. De 2017 a agosto de 2022, houve vítimas em 61% dos acidentes atendidos pela concessionária, e 1% dos casos foi de vítima fatal. Os tombamentos de moto no período correspondem a 45% das ocorrências. Em seguida, estão a colisão traseira e o engavetamento (31%), abalroamento ou colisão lateral (21%) e choque com objeto (2%).  

A Lamsa realizou 8.935 atendimentos mecânicos a carros e motos de janeiro a agosto de 2021 e 11.801, no mesmo período de 2022. O mês com o maior número de ocorrências foi agosto. 

A concessionária registrou crescimento de 5% no percentual de veículos passantes na Praça do Pedágio esse ano e de 11% em relação às motocicletas. Além disso, houve aumento de 23% nas vendas de motocicletas em todo o país no primeiro semestre de 2022, se levado em consideração o mesmo período de 2021. 

Semana Nacional do Trânsito 

Os números de acidentes com moto na Linha Amarela acendem um alerta na Semana Nacional de Trânsito, realizada em todo o país de 18 a 25 de setembro. Para sensibilizar os usuários, a via expressa receberá uma série de ações. 

Entre as iniciativas previstas estão a distribuição e a instalação de 1,3 mil antenas anti-linha de pipa para motociclistas realizada ontem (19/09), das 10h às 13h, e hoje (20/09), das 14h às 17h. A ação acontece na Ilha do Fundão, dentro dos limites da Linha Amarela, em parceria com a Campanha Cerol Mata e com a rádio FM O Dia. 

Além disso, ainda na terça-feira (20/09), das 10h às 14h, haverá blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca, na Praça do Pedágio. O objetivo é conscientizar usuários para um trânsito mais seguro. 

Já na quarta-feira (21/09) e na quinta-feira (22/09), os usuários que passarem pela Praça de Pedágio, na Linha Amarela, receberão brindes da concessionária. Serão entregues 10 mil lixeirinhas automotivas personalizadas da Semana Nacional de Trânsito Lamsa 2022. 

A programação segue na sexta-feira (23/09), das 9h30 às 10h30, com palestra sobre segurança no trânsito para as crianças atendidas pelo projeto Favela Mundo, apoiado pela Lamsa. A ação acontece na Escola Municipal EDI Senhora Persiliana Pereira e o palestrante será o supervisor do Centro de Controle Operacional da concessionária, Thiago Rocha. A ideia é, a partir de mensagens lúdicas, conquistar o apoio dos pequenos na conscientização das famílias.