Engeform assina contrato para reduzir perdas de água potável em São Paulo

Redação – 26.09.2022 – Este já o terceiro contrato semelhante com a Sabesp e, somado aos outros dois, representa a redução de mais de 60% do volume de água que eram perdidos no sistema 

A Engeform Engenharia, especializada na área de saneamento, fechou seu terceiro contrato com a Sabesp para a redução das perdas de água potável em São Paulo. Desta vez, a atuação da empresa será nas regiões de Sacomã e Cursino, com a meta de reduzir 15% do volume de perdas de água nestes locais. As duas obras anteriores, uma já finalizada e outra ainda em andamento, estavam concentradas nos bairros da Consolação e Brás, respectivamente. 

Com os três contratos de perdas, a Engeform diz poder reduzir em mais de 20% no volume total de água desperdiçado nessas regiões da capital paulista. O escopo do novo contrato inclui: 

  • estudos e diagnóstico das condições atuais de abastecimento das regiões; 
  • fornecimento e instalação de oito válvulas redutoras de pressão e otimização de outras 20 válvulas, incluindo tecnologia de comunicação de dados GPRS ou superior; 
  • implantação de válvulas de manobra para setorização; 
  • varredura em mais de 1,2 mil quilômetros de rede de distribuição de água para a detecção de possíveis vazamentos; 
  • implantação e substituição de mais de 8,9 mil metros de redes de distribuição de água; 
  • execução de interligações, trocas de ramais e medições de pressão; 
  • implantação de um reservatório com capacidade de 10 mil m³; 
  • implantação de duas adutoras, de diâmetros superiores a 800mm, que somam mais de 800 metros. 

Somando a atuação da Engeform em saneamento em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no Ceará, onde a empresa tem obras e prestações de serviços em andamento, os contratos ultrapassam o valor de R$ 2,4 bilhões. Além disso, a construtora tem em seu histórico obras como a construção da ETE Barueri, a maior da América Latina, e a transposição do Sistema Cantareira. Atualmente, apenas para o setor de saneamento, a empresa soma 18 contratos em execução simultânea nos estados já mencionados.