Usina Hidrelétrica Porto Colômbia, de Furnas, vai ser modernizada

Redação – 30.09.2022 – Investimento no projeto, tocado pela Voith, será de R$ 400 milhões e deve aumentar confiabilidade à usina 

A Furnas assinou um contrato com a Voith Hydro para modernização da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia, localizada na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. O investimento no projeto, que é o primeiro contrato de grande porte de Furnas após a privatização, será de R$ 400 milhões. 

A modernização envolve uma série de itens: 

  • tomada d’água até a sucção, com revisão das comportas e seus sistemas de acionamento; 
  • vertedouro e hidromecânicos; 
  • substituição dos sistemas auxiliares mecânicos e elétricos; 
  • reforma completa das quatro turbinas Kaplan; 
  • reforma da ponte rolante; 
  • quatro geradores; 
  • além de digitalização dos sistemas de medição, proteção, controle, supervisão e regulação da usina, visando garantir o aumento do fator de capacidade do sistema Furnas que abastece o Sistema Interligado Nacional (SIN). 

A Usina Hidrelétrica Porto Colômbia, que começou a ser construída em 1970 e entrou em operação em 1973, possui capacidade instalada de 320 MW. A barragem de Porto Colômbia forma um lago de 143 km². Segundo a Furnas, com os avanços nas tecnologias aplicadas às usinas hidrelétricas, será possível obter melhor desempenho e rendimento dos equipamentos e sistemas. 

Voith tem mais projetos de modernização das usinas no Brasil 

A Voith Hydro possui ampla experiência em implementação e modernização de usinas hidrelétricas no Brasil. Ela já atuou nas usinas Paulo Afonso II e IV, Xingó I e II e Henry Borden. 

Ainda no início deste ano, a empresa firmou contrato com a subsidiária da Eletrobras para realizar a modernização da Usina Hidrelétrica Paulo Afonso II, na Bahia. E em 2021, iniciou as obras de modernização da usina Paulo Afonso IV, no mesmo complexo hidrelétrico, a quarta maior usina em potência instalada no Brasil. 

Em 2017, concluiu a modernização de quatro unidades geradoras de 355 MW da Usina Salto Santiago, no Rio Iguaçu. Também modernizou as usinas Chavantes e Capivara, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, no Rio Paranapanema, elevando as capacidades instaladas em 5,7 MW e 15,6 MW, que resultaram em aumento da garantia física média em 3,21% e 4,73%, respectivamente. A CTG Brasil, que detém a concessão das usinas, também contratou a Voith Hydro para modernizar quatro unidades geradoras das usinas Ilha Solteira e Jupiá no Rio Paraná.