Metrô do DF passa a aceitar pagamento com cartões de aproximação na catraca

Redação – 30.09.2022 – Pagamento pode ser feito com cartão de débito ou crédito que esteja habilitado para pagar por aproximação 

As 27 estações do Metrô do Distrito Federal (DF) já estão aceitando pagamento com cartões de débito e crédito habilitados com a tecnologia de pagamento por aproximação. A nova modalidade é resultado da parceria entre a Mastercard, BRB Mobilidade (operador do Sistema de Bilhetagem Automática do Distrito Federal) e Transdata (fornecedor da solução de Bilhetagem Digital). 

Além dos cartões, quem tiver smartphones, smartwatches ou pulseiras com a tecnologia de NFC vão poder realizar o pagamento direto na catraca, da mesma forma que é feito com os cartões de transporte público utilizados em diversas cidades. 

A iniciativa é mais um passo no processo de modernização do transporte público. O BRB já havia disponibilizado um aplicativo e um site para facilitar a recarga dos cartões utilizados no metrô. Agora com o sistema de pagamento por contato, a intenção é evitar filas, além de agilizar e democratizar o acesso do usuário ao sistema. 

A Mastercard destaca que já tem participado de outros projetos de tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público na América Latina. O primeiro deles foi ainda em 2017. na cidade de Jundiaí (SP) e no sistema de trens do Rio de Janeiro. No passado, os cartões Mastercard com tecnologia de pagamento por aproximação também passaram a ser usados nas estações de metrô do Rio de Janeiro, bem como no sistema de transporte de Rio Grande (RS). 

Em 2022, o serviço passou a ser utilizado em todas as linhas de ônibus de Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Maceió (AL) e em parte do sistema de transporte de Londrina (PR); e agora em todas as estações de metrô de Brasília (DF).