Brasol inaugura mais quatro usinas solares para a Aegea em Cuiabá

Redação – 10.10.2022 – Usinas recém-conectadas ocupam 13,5 mil km² de área com uma geração de energia estimada em 1.700 megawatt-horas por ano 

A Brasol inaugurou outras quatro usinas de energia fotovoltaica em Cuiabá (MT) para gerar energia diretamente às operações da Aegea Saneamento. As novas usinas estão dentro do Oeste Solar Parte e ocupam uma área de 13,5 mil km², tendo capacidade estimada de geração de energia de 177 MW por mês, com uma potência instalada de 1170,1 kWp. A parceria entre Brasol e a Aegea já conta com outras quatro usinas, inauguradas em abril deste ano. 

Nessa parceria, a Brasol – que conta com a participação de 49% da Siemens – atua com geração distribuída fotovoltaica no modelo “energia como serviço” (EaaS, na sigla em inglês). Basicamente, a Aegea contrata energia diretamente dessas usinas da Brasol. A adoção de energia solar pela empresa de saneamento faz parte do compromisso de atingir as metas de seu plano ESG. Atualmente, 94% da energia consumida em nas unidades da Aegea é de fontes renováveis. 

A Siemens explica que a Brasol tem uma proposta diferenciada de geração distribuída como um produto financeiro. Neste modelo de autoconsumo remoto, a energia é colocada à disposição do cliente de maneira mais barata. A parceria das empresas se insere dentro da estrutura DEGREE da Siemens, um acrônimo, em inglês, para as palavras Descarbonização, Ética, Governança, Eficiência de recursos, Equidade e empregabilidade. Sob essa direção, a companhia quer fortalecer seu compromisso de apoiar a transformação da sociedade pela tecnologia. 

Onde ficam as usinas 

O loteamento de geração distribuída fica localizado no km 9 da Estrada da Guia, em Cuiabá, e tem 200 hectares. As novas usinas de Águas de Paranatinga, Águas de Barra do Garças, Águas de Pedra Preta e Águas de São José agora se somam a Águas de Poconé, Águas de Primavera do Leste, Águas de Sinop e Águas de Campo Verde. 

Junto com a entrega destas usinas fotovoltaicas e mais unidades no Rio de Janeiro e no Amazonas, Aegea e Brasol estão explorando outras parcerias, incluindo a aplicação dos sistemas de monitoramento inteligente da Siemens Smart Infrastructure para trazer maior eficiência em todas as operações da Aegea. 

Brasol e Aegea assinaram contrato na modalidade EaaS em agosto de 2021, onde a Brasol se comprometeu a investir 100% do capital, assegurando economia nos custos de energia. Hoje, a Brasol prevê a aplicação do modelo de negócio EaaS para uma ampla gama de projetos da Siemens, além de proporcionar economias importantes e outros benefícios a grandes consumidores comerciais e industriais de energia.