Lwart consegue reaproveitar hidrogênio em seu processo de rerrefino

Redação – 10.10.2022 – Empresa de rerrefino de OLUC conseguiu reaproveitar resíduo de hidrogênio e aumentar a eficiência energética, além de reduzir emissões 

A Lwart Soluções Ambientais é uma referência em rerrefino de óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC). A empresa já cumpre um papel ecológico em sua cadeia, mas decidiu ir além para diminuir o uso de combustíveis não renováveis no processo de rerrefino do OLUC por meio de investimentos em novas tecnologias. 

A empresa investiu no Projeto Purga de Hidrogênio (PH2), que possui o objetivo de reduzir o consumo de hidrogênio (H2) e consequentemente gás natural, insumo utilizado na produção de H2. O projeto da Lwart consistiu na instalação de um sistema de geração de energia térmica por meio do uso do gás hidrogênio residual no processo de hidrotratamento. Esse resíduo antes era descartado no sistema de combustão de gases excedentes do processo. 

O investimento garantiu a redução de aproximadamente 40% do consumo de gás natural. A Lwart também reduziu em 14% as emissões diretas de gases do efeito estufa (TCO2 equivalente) em 2021, sendo um total de 40.754,97 TCO2 equivalente em 2021 perante 41.595,95 em 2020.  

Ainda em 2021, a Lwart investiu em melhorias de equipamentos, que permitiram reduzir perdas de energia ao longo do processo de rerrefino. Atualmente a empresa realiza os inventários relacionados aos Escopos 1 e 2 de suas emissões de gases de efeito estufa por meio da ferramenta do Programa Brasileiro GHG Protocol. 

Gestão de resíduos 

Desde 2020, uma nova unidade de negócios foi adicionada ao escopo da Lwart, tratando-se de uma visão 360 da Gestão Total de Resíduos. Nela, a empresa realiza a coleta, transporte, beneficiamento, tratamento e valorização de resíduos pós-consumo de forma completa, eficiente e sustentável, promovendo a circularidade da economia. 

O relatório de sustentabilidade destaca que a nova unidade de negócio em gestão de resíduos coletou 295 mil quilos de resíduos contaminados, que foram encaminhados para coprocessamento (CDR) dentro do estado de São Paulo. Dentre os resíduos coletados e geridos pela empresa estão os sólidos contaminados, líquidos contaminados, filtros, embalagens e demais resíduos comerciais, industriais e pós consumo em geral. 

A nova unidade de negócios alcançou em 2021 cerca de 402 contratos fechados com novos clientes, apresentando ao mercado soluções ambientais baseadas na circularidade. 

A executiva também destaca a redução na emissão de gases de efeito estufa: “Em 2021, reduzimos aproximadamente 14% da intensidade de emissões de GEE, resultado das iniciativas de melhorias térmica e energética”, afirma.