Tradener fecha primeiros contratos de importação de gás para o Brasil

Redação – 14.10.2022 – Empresa vai trazer gás natural da Bolívia para Compagas e SCGÁS, empresas do Paraná e Santa Catarina, respectivamente 

A Tradener, primeira comercializadora de energia livre do Brasil, acaba de consolidar os dois primeiros contratos do mercado livre de gás do País. Passado os períodos de teste de fornecimento de uma operação vinda da Bolívia com a concessionária Compagas do Paraná, acaba de ser assinado um novo contrato com a empresa. Um outro contrato também foi firmado com a SCGÁS de Santa Catarina. 

Dentro desse contrato, o Paraná poderá receber até 300 mil m³ por dia e Santa Catarina até 630 mil m³. Ambos os contratos seguem o modelo interruptível. O volume de gás disponível no contrato firmado pela Tradener é de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A principal área de influência e atendimento contratual para os novos interessados segue o traçado do gasoduto Brasil-Bolívia, que passa pelos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Para a Tradener, os novos contratos são um marco para o mercado de gás, que se aproveita da abertura. A empresa afirma que o mercado livre de gás trará novos players e contribuirá para a criação de novos empregos, assim como aconteceu no setor da energia elétrica. A Tradener ainda diz que o novo modelo de contratação traz um excelente ganho de competitividade para o mercado nacional. 

A Tradener avalia que, apesar de ainda haver dificuldades a serem enfrentadas até o País alcançar liquidez em um mercado livre de gás natural, a materialização destes projetos prova que a legislação é viável e estabelece as condições para avançar neste objetivo.