Como a tecnologia vai permitir uma nova gestão de infra nos Jogos Asiáticos de 2023

Redação – 24.10.2022 – Jogos ocorrem em Hangzhou, na China, e três dos principais locais de competições contam com IoT, gêmeos digitais e outras tecnologias para melhorar a gestão 
Gêmeos digitais utilizados no projeto da Hikvision para os Jogos Asiáticos 2023 (imagem: divulgação).

Para ter melhor gestão da infraestrutura em que serão realizados os Jogos Asiáticos em 2023, a China está utilizando a tecnologia a seu favor. Três dos principais locais que serão palcos das competições em Hangzhou estão utilizando gêmeos digitais para ter uma representação virtual do espaço físico. A ideia é usar essa versão digital para simular mudanças ou cenários em tempo real, capacitando funcionários com insights dinâmicos para agir rapidamente e fazer com que todo o local e os Jogos funcionem sem problemas. 

O Ginásio do Centro de Esportes Olímpicos de Hangzhou, a Arena de Esportes Aquáticos e o Centro de Treinamento, que são os três locais onde a tecnologia foi implementada, cobrem uma área total da construção de 582 mil metros quadrados e possuem grande capacidade, diversas funções e equipamentos complexos. 

Os gêmeos digitais, fornecidos pela Hikvision, são criados aplicando a tecnologia de modelagem 3D para representar e refletir os reais. Com esta representação virtual, os funcionários operacionais podem estar bem antenados a diferentes situações, incluindo segurança, tráfego, operação de equipamentos e instalações e condições ambientais e consumo de energia, em todos os momentos e em todas as instalações, detectando problemas a tempo e atribuindo as pessoas dentro da proximidade a resolver o problema.  

Mais tecnologia 

Junto com os gêmeos digitais, a Hikvision forneceu uma plataforma de operações digitais para os locais. Aproveitando tecnologias como Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, BIM (Building Information Modeling), entre outras, a expectativa é melhorar a eficiência operacional dos locais, por meio do qual as equipes de trabalho podem realizar gerenciamento, agendamento, operação e manutenção dos locais sem sair do centro de comando de operação e manutenção. 

Com base em tecnologias de IoT, a plataforma integra dados de 14 subsistemas nos locais, como sistemas eletromecânicos e sistemas inteligentes. Vários indicadores nos locais, incluindo fluxo de pessoas, tráfego de veículos, consumo de energia e dados de atividades, são visualizados em um monitor, mantendo os funcionários informados sobre quaisquer alterações a qualquer momento e ajudando-os a ter a melhor direção e organização dos trabalhos. 

Um exemplo de melhoria é a solução de inspeção de patrulha remota, que permite aos inspetores do local “andar” virtualmente pelos locais. Nos locais virtuais, eles podem “ir direto” ou “fazer uma curva”, assim como em um jogo 3D. Durante a inspeção, eles podem recuperar imagens de câmeras instaladas ao longo do percurso para entender a situação em tempo real, melhorando amplamente a eficiência em comparação com monitoramento feito da forma tradicional. 

Ainda há um mapa de calor que mostra a densidade de pessoas em diferentes locais por meio de cores, dando uma indicação óbvia aos leitores sobre quantas pessoas estão em um determinado local. Por exemplo, uma área em vermelho indica que a área está lotada de pessoas e os coordenadores devem evacuar adequadamente essas pessoas. 

Visibilidade de ativos 

Uma variedade de equipamentos nos locais dificulta o gerenciamento das instalações. Para facilitar as operações, a plataforma envia alarmes pelo modelo 3D quando um dispositivo conectado à plataforma falha. Esses dispositivos incluem módulos de equipamentos e instalações, sistemas de fontes de frio e calor e dispositivos UPS. Desta forma, o pessoal de operação e manutenção pode receber alarmes em tempo hábil e resolver os problemas imediatamente. 

A plataforma inclui um módulo para a gestão do consumo de energia dos recintos, por meio do qual o staff pode perceber facilmente o consumo de água ou eletricidade, tanto em tempo real como em tendências. Ele também pode abastecer de informações sobre quanta energia é usada em diferentes áreas e andares. Em caso de consumo anormal de energia, a plataforma enviará um aviso oportuno ao pessoal, informando-o para verificar e solucionar problemas. 

Os exteriores dos locais são cobertos com 12 mil fontes de luz de LED para apresentar diferentes efeitos de iluminação à noite, como modo festival, modo diário, modo economia de energia e modo de jogo. A plataforma permite que a equipe controle remotamente as luzes internas e externas, possibilitando a entrega do espetáculo de luz artisticamente de maneira eficiente em termos de energia.