Nokia e Senai anunciam parceria para criação de hub 5G em SP

Redação – 24.10.2022 – Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação com Ênfase em Conectividade do 5G, do Senai-SP, entrará em operação no início de 2023

A Nokia e o Senai-SP anunciaram parceria para incluir o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com Ênfase em Conectividade do Senai-SP, na capital paulista, em um ambiente de testes com equipamentos das tecnologias 5G. O ambiente funcionará como um laboratório de pesquisa e desenvolvimento para aplicações industriais de redes móveis e experiências dos alunos. Os recursos de 5G entrarão em operação no início de 2023.

O espaço também vai servir para demonstração da tecnologia, expondo casos de usos construídos para redes 5G. Ele ainda será usado como um hub de conectividade, interligando diferentes unidades do Senai-SP, que representam as diversas verticais da indústria, como o agro, manufatura, alimentos, mobilidade, serviços públicos e saúde.

A rede 5G do Núcleo entrará em operação no início do próximo ano e será direcionada para os diferentes segmentos da indústria, contribuindo de forma efetiva na jornada de transformação digital do setor, e tornando-o mais produtivo e competitivo. Além disso será um espaço de aprendizado para estudantes de diferentes unidades e níveis, do técnico à pós-graduação.

A solução usada para a criação do HUB 5G é o Nokia MX Industrial Edge, que combina aplicações e computação escalável, rede com/sem fio, aplicativos industriais de um clique e gerenciamento automatizado em uma plataforma de tecnologia operacional (OT) local e unificada e irá operar na frequência de 3,5 GHz.
Parceria em prol da formação profissional

A Nokia também é parceira do Senai-SP e fornece o sistema de rede privada 5G da Escola Móvel de Conectividade 5G, exposto no Futurecom, que atende à indústria com cursos de formação profissional e demandas personalizadas.

No espaço, é possível ver aplicações de tecnologias proporcionadas pelo 5G, como IoT (Internet das Coisas); Realidade Aumentada; Internet Tátil, com dispositivos hápticos, que aplicam feedback e simulam sensação de toque em qualquer superfície; Metaverso; Veículo Elétrico Autônomo para aplicações industriais e Uso de Simuladores na Educação que, com o apoio de óculos de realidade virtual, simulam a operação de uma empilhadeira.