CSN aposta em automação e monitoramento para otimizar processos em 20%

Redação – 03.11.2022 – Projeto-piloto mostra que gestão de produtividade dos ativos já trouxe 20% otimização nos processos 

Otimizar processos e proporcionar inteligência de dados para geração de economia de recursos e tomadas de decisões assertivas. Com essa premissa em mente, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) apostou na tecnologia para fazer a gestão de máquinas móveis de sua siderúrgica. Como resultado, a companhia espera obter uma otimização de até 20% na medição de disponibilidade e taxa de utilização de suas máquinas para logística rodoviária interna. 

O projeto foi liderado por Felipe Spiri e Bernardo Hamaoui, da CSN Inova (plataforma de inovação da CSN) e por Paulo Vitor, então responsável pelo Centro de Controle Operacional. A área já tinha um histórico de tentativas de aplicações inovadoras, mas que barravam por dificuldades diversas. 

Com o apoio da CSN Inova, conseguiram diagnosticar bem o desafio e implementar um piloto que contou com aplicação das soluções de telemetria avançada, Internet das Coisas (IoT) e Geoprocessing da GaussFleet em 40 máquinas, de um total de 500, na cidade de Volta Redonda (RJ), além do software de gestão das máquinas.  

Evolução do projeto

Ao todo foram quatro meses de piloto, com acompanhamento da GaussFleet e da CSN INOVA. Por meio da plataforma de gestão de frotas fora de estrada da startup, foi possível analisar alguns indicadores, como a medição de combustível, para entender se há desperdício, não só do ponto de vista do custo, mas também de emissão de CO2. 

Com a aplicação da ferramenta, o processo de gestão de produtividade dos ativos teve projeção de otimização em cerca de 20% e o fechamento da medição cairá de 30 dias para aproximadamente três. O projeto ainda vai eliminar o uso excessivo de papel, que chegava a cerca de 40 mil/ano. 

A expectativa é que o projeto passe para toda a usina, com implementação de ferramentas de telemetria que possam otimizar diversos pontos da cadeia produtiva em Volta Redonda (RJ). Após esse período, há a possibilidade da aplicação das soluções da GaussFleet para outras unidades da companhia. Além disso, a medição de disponibilidade é de aprimoramento de entre 10% e 20% em todas as máquinas, com relação a medição analógica.