Enel apresenta resultados de medição inteligente em São Paulo

Redação – 09.11.2022 – Com medidores inteligentes, distribuidora já consegue oferecer novas formas de tarifar consumidores e facilidades na prestação de serviço 

O webinar Digitalização do Setor Elétrico, promovido ontem (8/11) pela iniciativa InfraDigital, contou com a participação de René Garrido, responsável por Medição Remota da Enel Brasil, para apresentar os resultados que a medição inteligente tem trazido na operação da distribuidora de energia na Grande São Paulo. 

Atualmente, já são 186 mil instalações de medidores inteligentes, sendo que 165 mil clientes já conseguem acompanhar seu consumo remotamente através de um aplicativo. Já foram 1 milhão de faturas feitas de forma remota desde maio de 2021. 

Além dessa comodidade para os consumidores, a Enel também zerou o número de visitas improdutivas para atendimentos de emergências para baixa tensão, tendo mais assertividade no uso de suas equipes em campo. Hoje, a empresa conta com um Centro de Telegestão, que gerencia os processos. 

Medidor é fabricado no Brasil e tem ampla tecnologia 

Tudo isso é possível através de um medidor inteligente fabricado aqui no Brasil a partir da tecnologia utilizada pela Enel na Europa. Através de um projeto de pesquisa e desenvolvimento com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a distribuidora conseguiu capacitar duas fábricas locais para produzir o dispositivo. O investimento no projeto foi de R$ 259 milhões, sendo 47% vindos de incentivos públicos. 

Com a medição inteligente, a Enel também tem conseguido trazer mais inovação para o seu serviço. Fora o consumidor ter acesso às informações de consumo de energia via app, agora é possível oferecer outras opções de tarifas, como a multi-horária, com preços diferentes a depender do horário de consumo, e multiparte, dependendo da potência de energia consumida. 

O medidor também consegue limitar a potência de energia, para casos em que é necessário o corte por falta de pagamento. Limitando a energia, o consumidor consegue manter a geladeira ligada, por exemplo, evitando que ele perca seus alimentos. 

Outras características do medidor são a criptografia, para garantir segurança dos dados, e a leitura bidirecional para lidar com a geração distribuída e com veículos elétricos. “Não é apenas um medidor inteligente, mas uma plataforma integrada para operação das redes inteligentes”, disse o especialista da Enel. 

Digitalização com segurança é foco da ISA CTEEP 

Quem também aproveitou o webinar Digitalização do Setor de Energia para apresentar sua estratégia de digitalização foi a ISA CTEEP, empresa privada que atua no setor de transmissão. Juliana Reis, engenheira de Cibersegurança da companhia, comentou que a cibersegurança é uma jornada e uma base para inovação dentro da companhia. 

Toda a integração entre a rede operacional (TO) e a de TI ocorre através de uma equipe multidisciplinar, como forma de garantir que as políticas de segurança estejam sendo cumpridas. Ela explicou que três pilares fazem parte dessa estratégia: processos (políticas), pessoas (que passam por programas de conscientização) e soluções de cibersegurança. 

“O objetivo é proteger os ativos, principalmente aqueles da rede operacional, que não podem ser desconectados ou desligados”, diz ela. A estratégia ainda é complementada por um centro de operações de segurança (SOC, na sigla em inglês) de um parceiro.