5G nos condomínios: três vantagens do novo sinal de internet

Redação – 10.11.2022 – Mais segurança, conforto e bem-estar estão entre os principais impactos positivos da quinta geração de internet móvel para os condomínios 

Com uma velocidade que pode ser até 100 vezes mais rápida que o 4G, a quinta geração de internet móvel, conhecida como 5G, traz benefícios que podem ser úteis para diferentes setores. Nos condomínios, o 5G promete trazer mudanças significativas, como mais segurança, conforto e bem-estar para os moradores e funcionários destes empreendimentos. Rodrigo Della Rocca, CEO e cofundador da fintech especializada em condomínios CondoConta, listou 3 vantagens principais da adesão do 5G nos condomínios. Confira: 

Segurança 

Com o 5G, a intensificação e o uso crescente da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) permitirá reforçar a segurança patrimonial dos condomínios. A portaria remota, por exemplo, pode se beneficiar do aumento na velocidade para o uso da IA nas câmeras inteligentes e ter funções muito mais precisas na detecção e identificação de pessoas, tanto em ambientes externos, quanto internos. O uso desse dispositivo também permite análises de áudios e detecção de movimentos, integração e compartilhamento de grandes bancos de dados. 

Melhor alcance da internet 

Quando o assunto é Internet, um dos grandes desafios para os condomínios verticais localizados em centros urbanos é a passagem de cabos. Atualmente, a inadequação das instalações da edificação para permitir o acesso interno dos cabos de fibra óptica prejudica e dificulta a infraestrutura de banda larga. O 5G nos condomínios pode solucionar esse problema através do Fixed Wireless Access (acesso fixo sem fios). Com edifícios mais inteligentes, também aumentam as possibilidades de sistemas de iluminação, elétrico e hidráulico, aproveitamento de energias renováveis, controle de eletrodomésticos e diversas outras funções. 

Mais conforto e bem-estar 

Segundo dados da Research and Markets, o mercado global de Smart Cities deve duplicar de tamanho, chegando a 820,7 bilhões de dólares, em 2025. Este crescimento exponencial é orientado principalmente por desenvolvimentos nas tecnologias de IoT e a expansão da rede 5G. O 5G nos condomínios também significa maiores possibilidades de automação por meio da chamada Internet das Coisas (IoT), como o controle de iluminação, comando por voz nos elevadores e sensores de presença que regulam a temperatura nas áreas comuns. Com o mercado de produtos inteligentes em expansão e a nova tecnologia, cresce também o número de alternativas para tornar os condomínios mais práticos, confortáveis e seguros. 

Onde está disponível? 

No dia 4 de outubro, todas as capitais do Brasil foram liberadas para receber os sinais que permitem a tecnologia 5G nos celulares. A possibilidade veio após a Agência Nacional de Tecnologia (Anatel) liberar as prestadoras que adquiriram a faixa 3,5 GHz do 5G a ativar o sinal para os estados do Norte.