Iniciativas em canais digitais recuperam reputação da Novonor

Redação – 14.11.2022 – Juntamente com iniciativas de governança e relações públicas, marcas do grupo OEC atingem a melhor pontuação histórica no Reputation Score 
éctor Núñez, presidente da Novonor S.A. e presidente do Conselho de Administração da OEC (foto: divulgação).

Desde o início do ano, os diversos canais nas cinco redes sociais onde a OEC – Engenharia e Construção e a Novonor, antiga Odebrecht, estão presentes registraram 55 milhões de impressões, 880 mil engajamentos, reunindo mais de 1,8 milhão de seguidores. Os números dos portais e do blog Mundo OEC também são expressivos, especialmente considerando que se trata de uma empresa B2B do setor de infraestrutura e uma holding de investimentos, respectivamente: foram mais de 287 mil visitas de setembro de 2021 até agora. 

Somada ao trabalho de relações públicas e tendo como base a satisfação dos clientes com as obras entregues, as iniciativas contribuíram para as duas marcas registrarem em setembro passado o índice de Reputação Forte – 71,4 pontos para OEC e 70,1 para Novonor – segundo o RepTrak, um serviço global que avalia mais de um milhão de empresas por ano em mais de 60 países. 

Esse é o melhor resultado desde o início do monitoramento em 2009, sendo que a melhor marca foi registrada em 2013, antes da deflagração da Lava Jato. Para Héctor Núñez, presidente da Novonor S.A. e presidente do Conselho de Administração da OEC, as sondagens reforçam que a empresa trilha o caminho certo em sua busca de melhor reputação. 

Como funciona o RepTrak 

A metodologia do RepTrak registra a percepção dos entrevistados sobre fatores como Conduta, Cidadania, Produtos e Serviços, Liderança, Local de Trabalho, Inovação e Performance, relacionados a atuação de cada empresa. No caso da OEC e Novonor, todos os fatores receberam individualmente pontuações no nível forte de reputação no estudo de setembro, com destaque para Conduta e Liderança, que tiveram a maior variação positiva nos últimos anos. 

O Reputation Score do RepTrak mede como os stakeholders se sentem em relação a uma determinada empresa, incluindo o quanto eles admiram, confiam e respeitam. É o indicador geral mais importante da consultoria global. De agosto a setembro, a OEC saltou de 68,8 para 71,4 pontos (+2,6) entrando no Nível Forte. Até então, a melhor pontuação obtida ocorreu em 2013, quando, ainda denominada Odebrecht, recebeu 65,5 pontos. Além da OEC, são monitoradas atualmente as marcas Novonor (holding controladora), que alcançou 70,1 pontos, e a OR, empresa do grupo que atua no setor imobiliário, que registrou 70,8 pontos. As duas empresas também alcançaram o Nível Forte. 

Um “novo norte” 

No final de 2018, a OEC deu uma guinada em suas plataformas próprias no universo digital, com a criação de sites mais amigáveis e dinâmicos, novos perfis nas redes sociais, um blog com foco em engenharia e ampliou o investimento em impulsionamento e ações especiais de marketing institucional. 

A estratégia passou também por adotar uma postura mais informal e menos institucional, abrindo o diálogo com a sociedade e com um olhar especial para o público jovem, com foco central no universo da infraestrutura e grandes obras que realiza. 

“A nossa reputação, progressivamente reconquistada depois de uma crise sem precedentes e que nos fez aprender muito, é construída todos os dias pelas ações e conduta dos nossos milhares de integrantes e suas lideranças”, diz Rodrigo Vilar, diretor de Comunicação da Novonor e OEC.