Onde a IoT Massiva já está sendo aplicada

Redação – 07.12.2022 – De serviços básicos como água, gás e energia até os mais complexos como saúde, logística e infraestruturas críticas, a IoT Massiva já está presente no Brasil

Muito se fala sobre como o 5G será um divisor de águas para a Internet das Coisas (IoT). No entanto, a implantação de IoT já vem se tornando massiva no Brasil, em diferentes áreas e aplicações, bem antes do 5G. Desde a otimização de serviços básicos como água, gás e energia até os mais complexos como saúde, logística e infraestruturas críticas, as soluções de IoT já estão fornecendo serviços inteligentes e recursos valiosos e imprescindíveis para a população. 

Hidrômetros inteligentes da Sabesp 

Em São Paulo, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já conta com milhares de hidrômetros inteligentes. A companhia adotou soluções de IoT em 2020 quando instalou 100 mil dispositivos com sensores para leitura remota dos serviços de distribuição na Região Metropolitana. 

Com o uso de múltiplas tecnologias, entre elas a tecnologia LoraWAN, do qual a Everynet é a maior operadora mundialmente, tem acesso a dados-chave como volume de água fornecido, volume de água consumido, perdas aparentes, produção da rede e eficiências operacionais. Para os consumidores, essas informações representam ganhos em transparência, uma vez que conseguem acompanhar o consumo diário a partir do app Sabesp Mobile. 

Medidores de gás inteligentes 

No setor de gás, desde 2019 a Comgás usa soluções de IoT Massiva, desenvolvidas em parceria com a Enablers, para automatizar 78 mil medidores de gás que ficam nos prédios ou ligados à tubulação de gás. Aplicação foi estruturada inicialmente na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, e, além de contribuir para com o aumento da eficiência da companhia, ajuda a empresa a construir uma relação de maior confiança com os consumidores. O projeto agora está em fase de expansão para 200 mil pontos. 

Iluminação pública e cidades inteligentes 

As soluções em IoT para telegestão e monitoramento da iluminação podem influenciar, por exemplo, em uma vida noturna mais movimentada, na segurança, na diminuição de acidentes de trânsito e na redução da criminalidade. Segundo a ABCIP, já são quase 70 contratos de PPPs assinados, com investimentos contratados de mais de R$ 22 bilhões. 

Sustentabilidade e IoT Massiva 

Novas aplicações de IoT também permitem uma gestão mais eficiente, tanto do ponto de vista de redução de desperdícios, economia de energia, como no aumento de práticas sustentáveis. A cidade de Socorro (SP), por exemplo, implementou um projeto piloto que usa dispositivos de fotocélulas inteligentes da tecnologia LoRaWAN para acionar a iluminação. Isso tem contribuído para a criação de um ecossistema propício para oferecer IoT com alta viabilidade econômica. 

Residências e espaços inteligentes com IoT 

Em termos de benefícios de espaços internos, as soluções de IoT podem garantir segurança e proteção às pessoas dentro de edifícios, oferecem melhor gerenciamento de resíduos, eficiência no consumo de energia e água, qualidade geral do ambiente, rastreamento de ativos do prédio, detectores de fumaça e resposta a emergências. Na parte externa, garantem monitoramento do estacionamento, garagem, sprinklers, soluções de irrigação e sensores de cupins. 

IoT Massiva na logística 

As soluções IoT possibilitam rastreamento de frotas e cargas, com o objetivo de diminuir os riscos relacionados a roubos e danos e também de aumentar a eficiência na cadeia de suprimentos. Além disso, empresas que adotam soluções em IoT em suas operações logísticas conseguem, a partir dos dados captados, extrair informações preciosas para elevar a produtividade, otimizar os trajetos das frotas, monitorar o comportamento dos motoristas na direção e reduzir custos.