Pindamonhangaba vai usar plataforma de inteligência de dados

Redação – 09.12.2022 – Cidade no Vale do Paraíba vai usar tecnologia para melhorar administração e direcionar políticas públicas 

A Prefeitura de Pindamonhangaba (SP) fechou um contrato para implementar uma plataforma para integrar e processar dados de gestão pública e gerar insights de tomada de decisão, tanto para melhoria da administração quanto para direcionamento de políticas públicas. A plataforma, chamada de Plancity, será implementada pela Scipopulis, empresa da green4T para integração e análise de dados para cidades inteligentes e soluções de mobilidade urbana. 

O projeto integra a estratégia do município em atrair investidores privados e monitorar indicadores com o objetivo de obter certificação de Cidade Inteligente. Um projeto piloto já tinha sido realizado com a solução da Scipopulis, que agora tem um contrato de um ano de duração. 

Totalmente digital, o Plancity integra, processa e apresenta dados coletados de diversas fontes em um dashboard customizado. A tecnologia permite ao gestor público compreender com precisão todo o ecossistema urbano e, por consequência, como sua cidade funciona. Ela ainda oferece uma visão de cada bairro ou rua a partir da análise de dados socioeconômicos, censo educacional, indicadores ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e informações de mobilidade urbana. 

Danilo Velloso, Secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos da cidade de Pindamonhangaba, reforça que o uso da tecnologia pode trazer informações importantes para a população e para o setor privado, dando visibilidade e transparência do papel Executivo sobre a cidade. “Estamos cada vez mais nos posicionando como uma cidade inovadora e inteligente e o Plancity irá nos ajudar no monitoramento de indicadores para tornar Pindamonhangaba a próxima cidade certificada como Cidade Inteligente pela ABNT do interior de São Paulo”, afirma o Secretário. 

Ainda de acordo com o secretário, a ferramenta poderá ser acessada por investidores para facilitar a realização de análises necessárias para a construção de um bom business case, além de disponibilizar acesso a instituições como a Associação Brasileira de Franchising.