App ajuda na segurança nas regiões mais movimentadas de São Paulo

Redação – 21.12.2022 – Nova tecnologia funciona de modo colaborativo e aponta os melhores percursos e ocorrências pela cidade

O aplicativo gratuito, a startup Civi emite informações e alertas de segurança para moradores de bairro, notificando seus usuários sobre eventos que acontecem no entorno, como crimes, incêndios, acidentes, alagamentos, obras, manifestações, maus tratos de animais, entre outras ocorrências. A plataforma recebe cerca de 20 mil registros por mês e conta com uma de 125 mil usuários. 

O trânsito de São Paulo é um dos mais movimentados do mundo e registra pelo menos duas mortes por dia, de acordo com o Infosiga-SP – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito. A violência urbana também é uma preocupação dos moradores. O primeiro trimestre deste ano registrou uma alta de 28,5% nos furtos, em relação aos três primeiros meses de 2021, segundo dados do governo. 

Aplicativos como o da Civi podem fazer a diferença na rotina das pessoas, segundo a startup. Os destaques vão para algumas soluções: 

  • Uma das funcionalidades do app está ligada diretamente à segurança, com o alerta de assaltos e roubos. Com esse tipo de informação em mãos, os usuários podem evitar as áreas notificadas e reportar as ocorrências para outros moradores. 
  • Trânsito, acidentes, incêndios e manifestações também podem ser acompanhados pelo aplicativo, que recebe registros de congestionamentos e ocorrências que possam atrapalhar a locomoção na cidade. As informações, em tempo real, permitem que o usuário evite vias com problemas. 
  • Quedas de árvores, alagamentos e outros transtornos causados por mudanças climáticas também podem ser acompanhados e evitados com as notificações do aplicativo. 
  • Obras, previsão do tempo, interrupção de fornecimento de energia elétrica e interdições de ruas e avenidas são outros tipos de eventos alertados.