NTT Data quer expandir acesso à internet de fibra ótica no Peru

Redação – 23.01.2023 – Empresa vai usar nuvem da Microsoft para driblar desafios e espera conectar 10% dos peruanos em três anos 

O Peru enfrenta algumas dificuldades para garantir que sua população tenho acesso à internet de qualidade. Características geológicas antigas e importantes reservas ambientais, como a Cordilheira dos Andes e a selva Amazônica, impedem a construção de uma rede de fibra ótica, contribuindo para um atraso na penetração da internet em comparação com outros países latino-americanos. Desse modo, apenas 40% da sua população está conectada à internet, de acordo com dados de 2020 do Instituto Nacional de Estadística e Informática (INEI) do Peru. 

Para mudar essa situação, a NTT Data iniciou um esforço para expandir a internet de alta velocidade no Peru por meio da operação de venda e pós-venda de serviços de fibra ótica. Para tornar isso possível, há um trabalho em conjunto com uma operadora peruana e a Microsoft para construir um ecossistema de nuvem nativo. 

“Este ecossistema de fibra ótica usando uma solução nativa da nuvem no Azure tem um efeito multiplicador nas comunidades andinas e é reconhecido como um dos projetos mais importantes que contribuem para o processo de digitalização peruano”, comentou Marco Mezone Juárez, gerente de telecomunicações da NTT Data. 

Essa solução não apenas melhorará a vida dos peruanos, mas também mostrará a experiência de integração da NTT Data no setor de telecomunicações. A companhia espera levar sua rede de fibra ótica para aproximadamente 10% dos peruanos até 2026, impactando profundamente a penetração da internet nas casas da população do Peru e o potencial para modernizar a economia do país. Como modelo de progresso, a NTT Data planeja lançar soluções semelhantes em mais países.   

Usando as ferramentas e tecnologias do Azure de que precisavam, a equipe da NTT Data implementou uma arquitetura nativa da nuvem baseada em microsserviços que facilita o desenvolvimento e dimensionamento de aplicativos.