Rio-Santos será a primeira rodovia brasileira com pedágio free flow

Redação – 23.01.2023 – Sistema da Kapsch TrafficCom será utilizado no trecho entre Ubatuba e Rio de Janeiro 

A partir de março deste ano, a rodovia Rio-Santos (BR-101) vai contar com o sistema de free flow, que faz a cobrança automática do pedágio, dispensando o uso de praças de pedágio. O uso do sistema foi permitido após a Resolução 984/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor em 2 de janeiro de 2023. 

A Rio-Santos será a primeira rodovia com free flow do Brasil, que estará ativo no trecho entre Ubatuba (SP) e Rio de Janeiro (RJ), trecho sob concessão da CCR RioSP. O sistema estará ativo em Paraty, Mangaratiba e Itaguaí, cidades do estado do Rio de Janeiro. 

Todos deverão usufruir do novo sistema, mas quem utilizar algum sistema de TAG de pedágio vai se beneficiar ainda mais. Isso porque a cobrança será automática, assim como é feita nas praças de pedágio tradicionais. Além disso, os carros de passeio com TAGs válidas ganham descontos progressivos ao passarem pelo mesmo trecho e sentido dentro do mesmo mês, que vão de 5% a 73%. 

Quem não possuir uma TAG também aproveita o sistema de free flow, mas a cobrança é mais burocrática. Além de não ter o desconto, ele precisará realizar o pagamento depois via PIX, WhatsApp/Chatbot, App ou portal web da concessionária. Lembrando que o não pagamento será considerado evasão de pedágio, o que é considerado infração grave e gera multa. 

Sistema é da Kapsch TrafficCom 

A Kapsch TrafficCom, empresa austríaca especializada em soluções inteligentes para a aplicação de pedágios, gestão de tráfego e mobilidade urbana, é quem vai oferecer a tecnologia na Rio-Santos. O sistema free flow utiliza pórticos capazes de registrar a placa dos veículos, automatizando a cobrança, além de usarem o sistema já conhecido das cabines automáticas das praças de pedágio tradicionais. 

“É um grande passo do Brasil rumo às chamadas “estradas do futuro” “, afirma Ramiro Virreira, vice-presidente da Kapsch para o Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Segundo ele, essa solução deve diminuir os engarrafamentos na rodovia e diminuir até as emissões de CO2, já que os carros não ficarão parados queimando combustível.