Enel SP e Senai formam eletricistas para atuar com medidores inteligentes

Redação – 06.02.2023 –- Iniciativa faz parte da digitalização da Enel, que já tem 210 mil medidores inteligentes instalados em São Paulo 

A Enel Distribuição São Paulo, em parceria com o Senai, criou um curso gratuito para formar novos eletricistas e atender as novas necessidades do mercado brasileiro focado em projetos de medidores e redes inteligentes. 

Os medidores inteligentes, criados pela própria Enel, fazem parte do projeto piloto Smart Meter, da Enel SP, que até o final do ano passado teve 210 mil equipamentos com a nova tecnologia instalados na capital nos bairros de Pirituba, Perus, Freguesia do Ó e Brasilândia. O projeto, que já está na segunda fase de implementação, tem apoio de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Os medidores integram uma solução digital, desenvolvida com tecnologia própria da Enel, que permite aos consumidores fazer a gestão diária do consumo de energia, adaptar hábitos para o uso mais eficiente e economizar na conta de luz. Também possibilita à distribuidora executar algumas atividades remotamente, melhorando a qualidade do serviço. 

Mão-de-obra qualificada 

As turmas do curso gratuito são formadas por moradores da grande São Paulo atendidos pelo Enel Compartilha Oportunidade e pelo próprio Senai. A primeira turma de eletricistas especializados em medição inteligente teve início em 4 de outubro de 2022 e a entrega do certificado foi dia 1º de fevereiro, com 135 alunos. 

Uma nova turma terá início hoje, 6 de fevereiro de 2023. As aulas serão realizadas na Escola Senai Carlos Pasquale, no bairro da Aclimação, na capital. Com carga horária de 280 horas, o curso desenvolverá competências voltadas à construção e à manutenção de redes convencionais de energia elétrica de baixa tensão e habilidades para instalação de medidores inteligentes, com interpretação de diagramas e identificação dos tipos de redes e padrões de entrada adequados, de acordo com normas técnicas ambientais e de segurança e saúde no trabalho.