V.tal lança mais um edge data center em Fortaleza

Redação – 06.02.2023 –- Nova unidade inicia operação com capacidade de 4MW, suporte para 400 racks e está totalmente integrada à sua Cable Landing Station, com redundância de conexão 

A V.tal, provedora de rede neutra, inaugurou seu segundo edge data center na cidade de Fortaleza (CE), que vai operar com uma capacidade de 4 MW e terá quatro “data halls” com espaço para acomodar 400 racks. Chamado de “Big Lobster” (grande lagosta, em tradução livre), o novo edge data center está integrado à estação de chegada de cabos submarinos (CLS – Cable Landing Station) localizada na Praia do Futuro, com redundância de conexão. 

Ele também estará integrado ao outro edge data center da empresa na mesma cidade, totalizando um parque com cerca de 7 mil m² de área construída, capacidade superior a 5 MW e mais de 600 posições de racks.  

Todo o complexo da V.tal na Praia do Futuro, formado pelos prédios da CLS e do edge data center, recebeu a certificação ISO 27001 por utilizar um sistema de gestão para o serviço de colocation (aluguel de espaço de hospedagem web, entendido como espaço físico e infraestrutura) que garante disponibilidade permanente em energia, climatização, segurança. 

Com o lançamento do “Big Lobster”, a V.tal passar a contar com quatro edge data centers completos em operação (dois em Fortaleza, um no Rio de Janeiro e outro em Barranquilla, na Colômbia), conectados por 26 mil quilômetros de cabos ópticos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Venezuela, Colômbia, Bermudas e aos Estados Unidos. 

Ampliação para o cone sul 

A empresa diz que vai continuar investindo na ampliação de seu parque de data centers, porque complementa a capilaridade e presença em todas as regiões do Brasil, além de atender às demandas presentes e futuras de clientes, em função de inovações e novas tecnologias que têm surgido. A V.tal diz que já tem contrato para mais de 1 mil de seus mais de 3 mil POPs (Pontos de Presença) espalhados pelo País, que se transformaram em micro edge data centers. 

A V.tal também deu início ao projeto de implantação de um edge data center de 4 MW na cidade de Porto Alegre (RS). O terreno na capital gaúcha já foi adquirido pela companhia no final de 2022 e a construção de mais essa estrutura de edge computing integra o plano de expansão da V.tal. 

A operadora também está ampliando sua capacidade em Barranquilla, na Colômbia, onde possui uma CLS e um edge data center integrados com capacidade de 500 kW e 80 racks. A empresa espera inaugura, ainda no primeiro semestre, um segundo site, igualmente adjacente às instalações atuais, como em Fortaleza. 

Conhecido como “Chiva 2”, ele terá uma capacidade de 2MW e espaço para até 200 racks, o que irá criar um ambiente propício para um ecossistema de peering na região, que tem uma posição geográfica estratégica para atendimento de clientes dos Estados Unidos. Quando concluído, o complexo de Barranquilla possuirá capacidade superior a 2,5MW e 280 posições de racks.