EDP Renováveis inaugura seu maior complexo eólico com potência instalada de 580 MW

Redação – 14.02.2023 – Composto por 14 parques eólicos situados no Rio Grande do Norte, o complexo poderá produzir energia suficiente para abastecer mais de um 1,5 milhão de pessoas por ano 

A EDP Renováveis inaugurou seu maior complexo eólico no mundo. Com 580 MW de capacidade instalada e 138 turbinas eólicas, o complexo foi instalado no Rio Grande do Norte. Este complexo inclui os parques eólicos Monte Verde I-VI, Boqueirão I-II e Jerusalém I-VI que, juntos, têm a capacidade de produzir mais de 3 milhões de MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes. 

O complexo é formado pelo parque eólico Monte Verde I-VI, o maior da EDP Renováveis em operação em todos os 28 mercados da companhia. Ele começou a ser construído em abril de 2021, possui 319,2 MW de capacidade instalada. A capacidade de geração, por ano, é de 1.723.969 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 910 mil habitantes ou por volta de 314 mil residências. 

Outro parque que forma o complexo é o Boqueirão I-II, que começou a ser construído em junho de 2021 e possui 79 MW de capacidade instalada. A capacidade de geração, por ano, é de 875.220 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 462 mil habitantes ou por volta de 159 mil residências. 

Por fim, há o parque Jerusalém I-VI, que começou a ser construído em janeiro de 2021 e possui 180.6 MW de capacidade instalada. A capacidade de geração, por ano, é de 431.246 MWh, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com aproximadamente 228 mil habitantes ou por volta de 79 mil residências. 

Os três parques estão espalhados pelos municípios de Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino e Caiçara do Rio do Vento, todo no Rio Grande do Norte, estado que agora conta com mais de 800 MW instalados pela EDP – e mais de 300 MW em construção. No total do Brasil, a empresa tem atualmente mais de 7 GW de energia solar e eólica da empresa em diferentes fases de desenvolvimento. 

Desenvolvimento econômico 

Também têm um forte impacto no desenvolvimento socioeconômico da região já que, na fase de construção, os projetos contribuíram para a criação de 3.300 postos de trabalho. Foram também criados 80 postos de trabalho fixos no complexo. 

A EDP Renováveis ainda organizou diferentes iniciativas na região, como o EDP Renováveis Rural que impactou positivamente mais de 700 habitantes dos municípios de Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Jandaíra e Pedro Avelino por meio do treinamento, qualificação e fornecimento de tecnologias aos produtores rurais para que possam produzir e comercializar seus produtos, a fim de aumentar a renda familiar. 

Outro programa, o Keep it Local, mais focados na educação, formou mais de 40 habitantes em cursos voltados à energia renovável com o objetivo de impulsionar a empregabilidade em zonas rurais; ou o EDP nas Escolas, coordenado pelo Instituto EDP e patrocinado pela EDP Renováveis, que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas.