Governo de SP estuda implantação de tecnologia que pode gerar R$ 1 bi de economia no Porto de Santos

Redação – 16.02.2023 – Port Community System é uma tecnologia que integra todos os envolvidos na operação do porto, trazendo mais eficiência e diminuindo filas de embarcações 

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Negócios Internacionais, estuda a implementação de uma nova tecnologia no Porto de Santos. Desenvolvedores do Instituto de Tecnologia de Software da Universidade de São Paulo (ITS/USP) demonstraram o Port Community System (PCS), sistema que permite a integração de todos os agentes envolvidos na operação do porto. 

A expectativa é que a solução traga ganhos de eficiência como redução de custos e diminuição de tempo de espera em filas de embarcações e veículos de cargas. Caso seja adotado, a economia em todo o ecossistema do Porto de Santos pode chegar a R$ 1 bilhão por ano, além de benefícios indiretos, como a redução de emissão de gases de efeito estufa. 

Segundo a secretaria, todos os portos dos maiores países do mundo já adotaram o PCS, como o de Hamburgo, na Alemanha, de Rotterdam, na Holanda, e o de Valência, na Espanha. Com ele, um porto integra informações sobre chegadas e partidas de navios, além de cargas importadas e exportadas. Da autoridade portuária até os armadores, despachantes e práticos, todos os stakeholders envolvidos estarão dentro do sistema.  

Se implementado, em um primeiro momento, apenas o setor privado atuante no Porto de Santos fará parte do sistema de tecnologia. Em uma segunda fase, será possível integrar os sistemas federais. A iniciativa conta com apoio do Prosperity Fund, fundo de cooperação do Reino Unido. Os próximos passos que a Secretaria de Negócios Internacionais deve acompanhar são o modelo de governança mais adequado e o diálogo com os agentes da comunidade portuária de Santos.