Maior comboio do País navega nas águas do Rio Tapajós

Redação – 17.02.2023 – Hidrovias do Brasil realiza a primeira viagem com comboio composto por 35 barcaças no trecho Itaituba-Barcarena 

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, iniciou a viagem do maior comboio fluvial – por rio – do País. A primeira viagem foi iniciada na última semana, com a embarcação saindo do Terminal de Uso Privado (TUP), em Barcarena (PA), com destino à Estação de Transbordo de Carga (ETC), em Itaituba (PA), no Rio Tapajós, ambos os terminais da companhia, onde será carregado com grãos. 

O comboio conta com 35 barcaças com capacidade de transportar até 70 mil toneladas e possui 346 metros de comprimento e 75 metros de largura. Essa nova composição aumenta em 40% a capacidade de transporte, quando comparado aos comboios de 25 barcaças da companhia. 

Segundo a Hidrovias do Brasil, será possível levar mais carga em uma única viagem, garantindo ganhos na eficiência e consequente redução na emissão de carbono por tonelada transportada. Na comparação com o modal rodoviário, este comboio substitui aproximadamente 1.666 caminhões por viagem. 

A tripulação teve que ser capacitada especialmente para esta navegação, a fim de garantir a segurança e a eficiência.