MediaTek apresenta tecnologia de conectividade via satélite no MWC 2023

Redação – 29.02.2023 – Empresa desenvolveu chipsets que conectam smartphones e outros dispositivos com rede por satélite 

A MediaTek vai aproveitar o MWC 2023 para demonstrar uma nova tecnologia de conectividade para smartphones via satélite, a 3GPP Non-Terrestrial Network (NTN). A solução visa aproveitar os satélites para preencher lacunas na cobertura móvel, oferecendo uma maneira confiável para os dispositivos se comunicarem em locais remotos. O evento ocorre está semana em Barcelona, na Espanha. 

Para usar esse tipo de conexão, é necessário um smartphone habilitado para satélite, que pode ser bem útil em áreas isoladas, onde as operadoras não costumam estabelecer redes móveis. Os primeiros smartphones com conectividade via satélite da MediaTek também estão sendo lançados na feira, com mais dispositivos a serem revelados nos próximos meses. 

Hoje, a maior oportunidade de mercado para a tecnologia 3GPP NTN são os smartphones, embora haja uma demanda crescente por conectividade via satélite em aplicações de IoT, como agricultura, silvicultura e logística. A indústria automotiva também será um importante mercado para a tecnologia de comunicações via satélite nos próximos anos, em razão do aumento do número de carros conectados e até de veículos autônomos. 

O que a MediaTek espera para o futuro? 

Nos próximos anos, o portfólio de comunicações por satélite da MediaTek terá como alvo a tecnologia IoT-NTN e NR-NTN com base na especificação 3GPP 5G para a Release 17 (R17). O IoT-NTN é ideal para mensagens, pois foi projetado para conexões de baixa taxa de dados, enquanto o NR-NTN permite taxas de dados mais altas que podem suportar chamadas de vídeo e outros aplicativos. 

Como as redes de satélite atualmente só podem suportar IoT-NTN em grande escala, a onda inicial de smartphones habilitados para satélite e outros dispositivos alimentados pela MediaTek serão projetados para serviços de mensagens via satélite bidirecionais. 

O próximo chipset NR-NTN da MediaTek permitirá que os smartphones ofereçam suporte a serviços com taxas de dados mais altas, como navegação e comunicação em tempo real. À medida que as redes de satélite aumentam a capacidade para NR-NTN nos próximos anos, a empresa acredita que será possível abrir novos caminhos para inovação não só em smartphones, mas em outras áreas, como carros conectados. 

Smartphones habilitados a satélites 

A MediaTek está se unindo à Bullitt para trazer os primeiros dispositivos disponíveis comercialmente do mundo com tecnologia 3GPP NTN, utilizando o chipset MT6825 para se conectar à plataforma Bullitt Satellite Connect. Isso inclui os smartphones motorola defy 2 e CAT S75; e o motorola defy satellite link, um acessório Bluetooth compacto e leve que permite que dispositivos Android e iOS se conectem à plataforma Bullitt Satellite Connect. 

O serviço Bullitt Satellite Connect fornecerá aos usuários acesso a mensagens via satélite bidirecional, compartilhamento de localização e SOS de emergência em mais lugares ao redor do mundo. 

Para tornar mais fácil para as marcas integrar comunicações bidirecionais via satélite em smartphones e outros dispositivos, as soluções IoT-NTN da MediaTek são chipsets autônomos que podem ser adicionados a qualquer dispositivo 4G ou 5G. Ou seja, o smartphone não deixa de acessar uma reds móvel padrão. 

Os chipsets utilizam o padrão aberto 3GPP R17 NTN. Para OEMs, a vantagem do padrão é que, uma vez que um dispositivo tenha sido certificado para 3GPP R17 IoT-NTN, ele pode ser usado em qualquer rede compatível com IoT-NTN.