Celeti cria oferta de locação de firewalls NGFW da Hillstone para ISPs

Redação – 03.03.2023 – Empresas unem forças para entregar soluções avançadas de segurança para os ISPs brasileiros 

A Celeti, distribuidora de soluções de rede com foco em provedores de acesso à Internet (ISPs), fez uma parceria com a Hillstone Brasil para fornecer firewall de próxima geração (NGFW) para seus clientes. A empresa diz que os provedores têm se tornado alvo de ataques cibernéticos e que soluções de cibersegurança são necessárias para garantir a estabilidade destes negócios. 

A preferência da Celeti pelos Firewalls de Próxima Geração Hillstone levou em conta a qualidade da solução, comprovada após testes realizados nos laboratórios da Celeti. Condições técnicas e comerciais que facilitam a adoção da plataforma também foram outros pontos que contaram a favor da Hillstone. 

Um exemplo é o sistema de crédito criado pela Celeti. Na modalidade de locação, os provedores regionais têm condições diferenciadas para o aluguel de firewalls Hillstone, com parcelas fixas em reais de 24 a 36 meses, sem o diferencial de alíquota do ICMS até o final do contrato, e um crédito de até R$ 1 milhão para locação. Ao final do período, é possível adquirir os equipamentos com o pagamento de duas parcelas adicionais de mesmo valor negociado no início do processo. 

Segundo a empresa, o pedido de crédito é analisado e liberado em até quatro horas por meio de um processo interno de aprovação. A meta é atender rapidamente o cliente e facilitar a adesão. Lembrando que, nesta modalidade, o provedor não precisa desembolsar altos valores de investimento. 

A oferta de firewalls da Hillstone parte de appliances de 1 GB e avança até grandes sistemas em formato de chassi com 1.2 TB. No total, há 37 diferentes modelos à disposição do mercado. Ao adotar um firewall Hillstone, mesmo um sistema de entrada, o ISP tem acesso a um leque de serviços disponíveis como proteção antispam, sandbox na nuvem e proteção contra Botnet, reputação de IP, filtragem de URL e antivírus. Todos os recursos são entregues em um processo automatizado de detecção e análise de ameaças, com a possibilidade de agir para corrigir as falhas identificadas. 

Em um primeiro momento, o foco da parceria entre a Hillstone Brasil e a Celeti é na entrega de soluções seguras de CGNAT (Carrier Grade Network Address Translation) embarcadas em todos os firewalls Hillstone. Essa oferta permite ao provedor de acesso atribuir o mesmo endereço IP para usuários em diferentes portas ao mesmo tempo, superando as combinações saturadas do protocolo IPV4 até que a migração completa para o novo protocolo IPV6 aconteça. 

Proteção do patrimônio de endereços IP dos ISPs 

O firewall pode ser configurado para acionar outros recursos de segurança por meio de licenças adicionais, atendendo à demanda de cada ISP. A ideia é salvaguardar a gestão e a proteção de endereços IP, que são fatores críticos para o sucesso do ISP”. Este patrimônio de dados pode ganhar mais confiabilidade com a ativação de recursos como IPR (IP Reputation), que evita que os usuários acessem aplicações com má reputação e contaminem o IP e IPS (Intrusion Prevention System), que impede que o usuário da rede do ISP realize ataques intencionais. 

Outra solução que pode ser ativada nos firewalls Hillstone implementados nos ISPs é o C&C Botnet, que evita que, sem perceber, o usuário seja utilizado para realizar ataques por meio de Botnets. 

A solução Hillstone habilita, ainda, recursos de navegação protegida, antivírus e bloqueio de CPEs pirata de streaming, recentemente proibidas pela Agência Nacional de Telecocmunicações (Anatel), e que são portas abertas para a invasão das redes. 

Isso inclui a possibilidade de os ISPs oferecerem a seus clientes corporativos os recursos de SD-WAN (rede geograficamente distribuída definida por software) seguro dos firewalls Hillstone. “A soma da economia em links e excelência em segurança entregue pela tecnologia SD-WAN está se disseminando rapidamente no Brasil e deverá avançar ainda mais em 2023”, complementa Godoy.