Imóvel em área turística e de proteção ambiental na Ponta do Caruru é posta em leilão

Redação – 14.03.2023 – Responsável pelo leilão, é uma das principais casas leiloeiras do Brasil, Globo Leilões 

Um imóvel localizado em um dos principais pontos turísticos de Santarém (PA), a Ponta do Caruru, está em leilão. A propriedade está registrada em nome da Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro (ACM-RJ) organização fundada em 6 de junho de 1844 em Londres, que passa por dificuldades financeiras devido à pandemia, e colocou o imóvel a leilão para quitar algumas dívidas, inclusive trabalhistas. 

A propriedade está localizada a aproximadamente 40 quilômetros da cidade de Santarém e de aproximadamente 5 quilômetros de Alter do Chão, contendo uma área total de 140 hectares. Possui uma área com vegetação de média densidade a alta densidade com uma mediana variedade de espécies frutíferas. A área possui um relevo variando entre 1 e 15% de inclinação, contendo alguns “paredões” de terra na beira do rio Tapajós. A fauna e diversificada com vários mamíferos, répteis, peixes, pássaros, insetos e anfíbios. 

Um “diferencial” do imóvel é o fato de estar dentro de uma reserva ambiental, mesmo sendo uma propriedade privada conforme análise da matrícula. Isso impede que o ativo tenha alguma exploração comercial, garantindo que a propriedade seja de usos coletivo. 

De acordo com o Leiloeiro Rural, Jhonni Balbino, que está conduzindo o certame, a Associação Cristã de Moços lhes contratou para promover a venda do imóvel por intermédio de um leilão público, visando a transparência do processo de venda, cumprindo assim todas as regras de compliance da instituição. A Globo Leilões vai ser a responsável pelo certame, com fechamento previsto para o dia quatro de abril, às 10:00 horas. 

Ainda conforme o Leiloeiro, visando o bem-estar coletivo e a preservação ambiental do imóvel, 10% do produto da venda será destinado à ONGs que atuam na com foco na Preservação Ambiental e em prol dos povos indígenas. 

Mais detalhes sobre o imóvel 

A área possui algumas edificações em um camping, do tipo maloca, quiosques com apoio de mesa e cadeiras de concreto. Possui uma base com banheiros e chuveiro para os visitantes e moradores próximos. A água e captada por poço, visto possuir um grande volume de água no subsolo (conforme demonstrado em fotos).  

O acesso ao local na sua grande maioria é feito de barco, pois não existe acesso por vias no local. A região é muito conhecida pela exuberante natureza e visitada por turistas que visam experiências enriquecedoras e estudiosos que buscam analisar aspectos ambientais da fauna e flora da região, assim como possíveis impactos devido à degradação e desmatamento ambiental. Alter do Chão é um lugar icônico visitado por naturalistas desde a década de 1850, e tem sido o local de pesquisa contínua desde o início da década de 1980. 

Para participar ou acompanhar o leilão, os interessados devem acessar o link.