Usina Coruripe inicia jornada digital que deve durar quatro anos

Redação – 12.04.2023 – Executivo explica como produtora de etanol e açúcar vem trabalhando a digitalização de seus negócios 

Durante a apresentação do estudo IT Trends Snapshot 2023, da Logicalis, Thierry Soret, CFO da Usina Coruripe, explicou como a produtora de açúcar e etanol vem desenvolvendo sua estratégia de digitalização. O plano da empresa pode durar de três a quatro anos para ser finalizado e, no momento, a companhia já passa por um rearranjo de infraestrutura de TI e telecom para estruturar os processos. 

“A digitalização veio para a mesa até de uma indústria bem tradicional do setor de commodities”, contou Soret nesta terça-feira (11/4) em live transmitida no canal de YouTube da Logicalis. De acordo com ele, a Usina Coruripe entendeu a necessidade de digitalização e contratou a Logicalis, que a ajudou a perceber que ainda estava “num mundo analógico’. 

O primeiro passo da companhia foi capacitar executivos para entender o que é digitalização e 37 projetos digitais já começaram a ser desenvolvidos. A migração para a nuvem, por exemplo, já iniciou, mas o executivo explica que ainda há sistemas rodando em ambiente físico. “Ainda precisamos achar um modelo de multicloud que encaixe os custos. Eu também acredito que nossa jornada não precisa terminar com tudo em nuvem, mas o multicloud facilita muito”, disse Soret. 

A Usina Coruripe também está preocupada com a “jornada de segurança”, como chama o CFO, que precisa ocorrer em paralelo à digitalização, principalmente pela empresa estar no segmento energético. A companhia conta com processos de conscientização de equipes para garantir a segurança, como campanhas de phishing que foram realizadas até durante o período de trabalho remoto em razão da pandemia.