Aeroporto de Florianópolis reforça segurança com plataforma de videovigilância

Redação – 18.04.2023 – O terminal adotou o Genetec Security Center, solução com ferramentas analíticas e unificadas para fazer a gestão de segurança do complexo 

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis (SC), gerido pela Zurich Airport Brasil, está usando a tecnologia da Genetec para garantir a segurança dos passageiros, funcionários e visitantes. Com a plataforma da companhia, o terminal tem controle unificado de 500 cameras, 210 portas de controle de acesso às áreas administrativas e críticas do terminal, como embarque, desembarque, aduanas etc. Além disso, as placas dos veículos que circulam no estacionamento privado para funcionários e terceiros passam por reconhecimento automático também, por meio do Autovu. 

O aeroporto conta ainda com a ferramenta Genetec Plan Manager, que mapeia todas as áreas do terminal por meio das câmeras, tornando mais rápida e eficiente a localização e visualização de qualquer ocorrência, o que contribui para que a equipe de segurança tenha uma resposta rápida e coerente com cada situação. 

“Nossa proposta de gestão é unir a eficiência suíça com o entusiasmo brasileiro para oferecer o melhor serviço possível aos passageiros e nos integrar com a população, propicando oportunidades de negócios, consumo e lazer. Isso torna imprescindível ter um sistema de segurança eficiente e que se integre totalmente a nossa operação crítica”, diz Kleyton Mendes, gerente executivo da Zurich Airport Brasil.  

De acordo com ele, as ferramentas da Genetec são amigáveis, intuitivas, ágeis e produtivas. Prova disto é que os colaboradores do CCA (Centro de Controle Administrativo) do Aeroporto de Florianópolis são treinados em apenas uma semana. 

Mendes reforça que o Aeroporto de Florianópolis se esmera no uso de tecnologia para beneficiar e surpreender seus visitantes, sendo o único no Brasil a contar com um laboratório próprio de inovação. “Recentemente, por exemplo, lançamos um serviço que permite aos nossos passageiros consultarem e receberem informações sobre seus voos via WhatsApp. Para isto, só precisam acessar o QR Code disponível no terminal”, conta o gerente executivo. 

“O sistema da época não nos permitia implementar e integrar novos equipamentos ou ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e analíticas, e nem mesmo aperfeiçoar nossa cibersegurança. Aliás, outra vantagem do Genetec Security Center, pois com um único fornecedor na área de segurança, conseguimos ter melhor controle dos dados críticos gerados e mantemos a conformidade com a nova Lei Geral de Proteção de Dados”, informou Mendes. De acordo com o executivo, a plataforma da Genetec ajuda também na elaboração de relatórios importantes sobre a segurança do aeroporto para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).