Projeto da Linha 6-Laranja do metrô de SP conquista três prêmios internacionais

Redação – 19.04.2023 – Projeto e estruturação financeira foram reconhecidos pelas entidades especializadas IJ Global, Project Finance International e Proximo 

O projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, de construção e operação do Grupo Acciona, conquistou três prêmios de diferentes entidades internacionais especializadas: IJ Global, Project Finance International (PFI) e Proximo. 

A IJ Global, uma das principais fontes globais de informação e dados sobre infraestrutura e financiamento de projetos, integrada à Euromoney, concedeu ao projeto o prêmio Operação do Ano 2022, na categoria Transporte de seus prêmios anuais para a América Latina. 

Já a PFI, também focada em fornecer informações e dados sobre financiamento de projetos globais, distinguiu o desenho e a estruturação financeira do projeto da Linha 6 com o prêmio de Operação de Transporte do Ano, dentro de seus prêmios de 2022 para as Américas. 

O terceiro reconhecimento foi dado pela Proximo, provedora de inteligência de mercado business-to-business (B2B) nos setores de project finance, energia e infraestrutura, pelo projeto como PPP [acordo público-privado] do Ano em sua premiação anual para a América Latina. 

O projeto da Linha 6-Laranja 

A Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo é uma concessão do Estado de São Paulo que inclui a construção e operação de uma linha de metrô que ligará os bairros de Brasilândia e Freguesia de Ó ao centro da cidade. A linha terá 15,3 quilômetros de extensão e contará com 15 estações subterrâneas, incluindo três grandes trevos. Espera-se transportar cerca de 630 mil passageiros diariamente. 

A titular da concessão, a Concessionária Linha Universidade detém uma participação social em que participam a Acciona (47%), a Société Générale (39,7%), a Stoa (12,3%) e a Transdev (1%). As obras civis estão sendo executadas pela Acciona (100%) e o material rodante é fornecido pela Alstom. 

O custo total do projeto é de aproximadamente R$ 18 bilhões, tornando-se o maior projeto de infraestrutura em andamento na América Latina.  

Modelo de financiamento inovador 

A Acciona e seus sócios na Concessionária Linha Universidade (CLU) fecharam, em agosto, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um financiamento de R$ 6,9 bilhões para o desenvolvimento do projeto. O empréstimo inclui a prestação de garantias bancárias sem coobrigação que cobrem parcialmente o risco do BNDES durante a construção, o que constitui um modelo de financiamento inovador para o banco.  

Uma segunda parcela do financiamento do BNDES, no valor de R$ 500 milhões, será formalizada posteriormente. Adicionalmente, o Estado de São Paulo contribuirá com R$ 7,8 bilhões durante o período de construção. 

O prazo do financiamento do BNDES é de 20 anos e existem 11 instituições financeiras que prestam garantias bancárias no valor de R$ 3,3 bilhões. São elas: o BNP Paribas, que atuou como assessor financeiro exclusivo da operação, Banco Santander, JP Morgan, ICO, CAF, SMBC NY, SMBC BR, Intesa, CACIB, Bradesco e ABC. Essas garantias permitem uma estrutura de financiamento de 100% dos recursos em moeda local para o projeto. 

O empréstimo é um exemplo de financiamento sustentável endossado por uma avaliação independente fornecida pela Vigeo Eiris, com base em critérios relacionados a taxonomia, emprego feminino e local, mobilidade elétrica e empreendedorismo local, bem como a Avaliação do Impacto no Desenvolvimento realizada pelo JPMorgan. O BNP Paribas e o Banco Santander são os coagentes da sustentabilidade.